Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SAUDADE TEM NOME, COR, CHEIRO E GOSTO

Cresci odiando fazer analise sintética, era um bicho de sete cabeças.  Como uma palavrinha poderia virar aquilo tudo. A analise sintática estuda a disposição das palavras na frase, e da frase no discurso e a partir daí entendermos a lógica e a compreensão da mensagem que nos é falada.  Os estudiosos da área dizem que o falante fala, mas o ouvinte ouve orações. E a oração exige um sentido. Por isso classificaram tanto, e complicaram para gente.

Então, se eu quisesse dizer RAFAEL partiu, e quisesse analisar, o mundo da analise sintática é dividido entre sujeitos e predicados. Se fosse só isso, mas aí perguntariam Rafael é que tipo de sujeito? Eu diria simples. Mas tem o composto, o indefinido, etc.

E o predicado, é o complemento, geralmente que vem depois do verbo, mas pode ser predicado nominal, verbal, verbal e nominal. Essa frase do exemplo não tem predicado, mas Rafa tinha muitos.

E se a gente fosse classificar as palavras..RAFAEL, substantivo próprio, porque designa um ser especifico, determinado, individualizando-o. Dois Rafaéis partiram, um no dia 23 e outro no dia 26. O substantivo e o mesmo, mas os individualiza, eu não falo um e descrevo o outro. Mas os dois tinham nomes que os definiam eram cura de Deus na vida de suas mães.  

Quanto ao partir...é verbo, 3 conjugação terminada em ir, exprime a ação do sujeito. Aqui de forma metafórica, partir aqui foi empregado como sinônimo de outros verbos... que aqui não quero citar.

E embora tão complicada a analise, porque dei exemplo de uma frase com duas palavrinhas mas que se eu fosse disseca-las a analise sintática me tomaria mais alguns longos parágrafos. Os estudiosos também defendem a importância da analise sintática como forma de manuseio satisfatório das formas que temos para construir o nosso discurso. E ainda compreendem que a unidade falada é a oração, não a palavra ou o som. Em termos práticos, eu não ouço palavras soltas a mensagem precisa ter um sentido, eu preciso ouvir uma oração para compreender a logica do discurso. E defendem que a exceção pode ser detectada quando uma única palavra é portadora de sentido completo.

Quando eu digo que saudade tem nome, cor, cheiro e gosto. Quero dizer que não é mais um substantivo abstrato apenas, porque uma unica palavra hoje para mim é portadora de sentido completo, porque é sinônimo de saudade: RAFAEL, seu nome; cor de coisa que agrada os olhos de quem sabe reconhecer um coração generoso; cheiro de perfume doce ou refrescante em grande quantidade que sai de perto da gente e ainda deixa aquele cheiro bom e gosto...o melhor gosto que já senti, porque nos lambíamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário