Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

HAVIA UMA BORBOLETA EM MINHA SALA

Dizem que a borboleta é o simbolo de amor eterno. E eu gosto da analogia, do simbolismo associado as borboletas. Ultimamente algumas noivas, tem escolhido trocar a tradicional chuva de arroz no fim dos casamentos por uma nuvem de borboletas, que são encomendadas e soltas durante o fim do cortejo nupcial. Nunca presenciei, e tirando a historia de que as borboletas são capturadas e ficam presas até serem soltas, deve ser lindo o voo super colorido de centenas e milhares delas ao mesmo tempo.

Também já ouvi algumas pessoas comparando os estágios de transformação da borboleta com as fases da vida de Cristo e do cristianismo. Neste amago, a comparação reside no fato de que a metamorfose, dividida nas fase de lagarta, casulo e borboleta, representam, a fase terráquea de Cristo, o casulo sua sepultura e morte, e a borboleta sua ressurreição.

Em algumas culturas, a borboleta é associada a espiritualidade, que transcende o corpo físico, da lagarta, que morre, e que dá lugar a borboleta, representando aqui o renascimento. Há algumas lenda inclusive que trabalham com essa ideia, que não tenho intenção aqui de divulgar, apenas de fornecer subsidios para que compreendamos porque a associação da borboleta a amor eterno. Se até então os recursos utilizados faz menção a espiritualidade, e morte e renascimento.

De forma geral a borboleta representa a alma e o renascimento, n
a cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta. Mas n
o Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos, com o intuito de simbolizar o amor para vida inteira, o amor eterno.

Aqui eu não tenho a pretensão de definir o significado ou de usar o sentido espiritualizado que alguns povos cederam a figura da borboleta. Eu simplesmente soube, na época que fiz a tatuagem em homenagem a Rafa, que a borboleta é amplamente usada como simbolo de amor eterno, de renascimento, de eternidade. E quando quis aprofundar a leitura para entender o motivo, li muitas analogias a vida de Cristo e a eternidade que Ele nos proporcionou por conta de Seu amor eterno por nós, e desde então ver a borboleta voando é entender que esse amor eterno alcançou Rafa e me alcançará também, e só por conta disso, de que Ele nos amou primeiro, vou reencontrar meu filho...nutro por ele também um amor para toda a vida, essa e a eterna.


Desde a quarta feira passada...dia que completou um ano sem Rafa, tenho sensações de sentir seu cheiro em casa, é bom quando ele vem a minha mente, sem que eu precise estimula-lo, sem cheirar suas roupas, suas coisas no quarto ou borrifar seu perfume. Quando esse sensação vem naturalmente, sem que eu provoque, é sempre muito bom, apesar da dor e da saudade, mas eu paro tudo e fecho os olhos e choro com saudades, mas lavo a alma e fico bem, porque não esqueci sabe, porque o cheiro invade minha memoria, minhas lembranças, meu apartamento e de certa forma me acalma, apesar da tristeza e da dor. 

Hoje antes de sair de casa eu senti o cheiro, misturado ao cheiro dos lírios que trouxe para casa na semana passada, mas em alguns momentos o cheiro adocicado de Rafa inundava meus olhos, meu olfato. E quando cheguei em casa, depois de ter estado com Coracy e familia, e de ter visto um acidente de moto, com vitima estendida na Av. Hermes Fontes, e de ter encontrado com Tio Aguiar, Tia Graça e Déa (alem de amigos, vizinhos meu e de Rafa no outro apartamento), bem depois de toda essa emoção para a mesma noite, abro minha porta e escuto um barulho, meu apartamento estava com uma ilustre visita, uma borboleta linda, marrom com umas nuance de verde. 

Contemplei sua beleza e sua visita durante uma meia hora, e agradeci a Deus...ela era linda e representava muito para mim, simbolo de amor eterno...meu amor por Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário