Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PRECISO OLHAR PARA O SOFRIMENTO DOS OUTROS PARA SUPORTAR O MEU

Tem dias que eu me sinto tao fracassada, tão injustiçada, tão abandonada. 


Tudo dói. Pensar dói, não pensar também, porque não temos o controle sobre isso.  Chorar dói, tentar segurar o choro dói mais ainda. Ser fútil as vezes me parece a unica saída, fútil no sentido de uma pessoa egoísta, desligada de tudo sabe, não ligar para nada nem ninguém, e arcar a essa escolha, isolamento total, e aí se for importante a gente até sai da clausura, mas também não conseguimos fazer isso e então, percebemos que conviver com esse vazio é um desafio e nestas horas de luta perceber que o sofrimento do outro pode ser maior, faz-nos de alguma forma nos sentir normal.

Talvez aquele ditado popular de que em terra de cego quem tem um olho é rei, pode representar um pouco, e aí me entupo de videos bem apelativos, de videos chocantes e de historias insuportavelmente duras para serem narradas, onde famílias inteiras são dizimadas. Onde pais perdem, dois, três ou todos os filhos, e tento acompanhar na net a vida daquela família. Procuro a edição de outros vídeos, informações nos noticiários e blogs locais e comentários posteriores, e quando percebo que o tempo passa e que as pessoas tocaram as suas vidas, eu penso, pode ser que dê certo para mim também.


Estranho isso. Por que a gente tem que passar por isso. Tem horas que concordo com o texto de Pedro Bial sobre morte. É ridículo mesmo morrer. E tudo que deixa de ser por conta daquele segundo que altera sua condição humana. E tento ser um pouco Deus, imaginando como seria diferente se...


Será mesmo que existe alguém que perca um filho e só dê gloria a Deus. Que não chore, nem sofra, que toque a vida só por conta de sua fé, e porque crê sobriamente que essa vida não tem tanto valor, e que feliz aquele que já se encontra no Reino do Senhor. Será que tem alguém assim? Alguém que chega do cemitério e se desfaz de tudo, das coisas, do quarto, das roupas e não vive do passado, e só pensa no futuro eterno ali na frente?  


É tão esperado morrer. Tão certo. É tão normal no mundo atual as mazelas da sociedade e a incerteza de voltar para casa com vida. De encontrar uma bala perdida, de ser picado por um mosquito e ter hemorragia fatal na porta do hospital, de ser espancado em frente a casa, de ter uma dor e não ter diagnostico e receber a certidão de óbito em seguida, de morrer de stress, de sucumbir a um ataque cardíaco, de morrer por diabetes, de morrer de acidente, de morrer de queda, cada vez é mais incomum a gente ouvir que as pessoas morrem de velhice.  


Ultimamente a gente ouve, o pai de fulano faleceu. Perguntamos, quantos anos, e falam 62 e a gente diz, meu Deus tão novo, e foi o que? E e seguida descobrimos, ele morreu de tal coisa, e ano que vem ia se aposentar, ou ia viajar, ou ia fazer o que esperou a vida inteira para fazer e não deu tempo. E a gente sente a dor e fica compadecido da família. Mas quando a noticia leva um jovem, parece que não combina. É uma sensação de derrota, de inconformismo, de pesar...não só pelo fato em si, mas por tudo que não foi vivido. Queria citar Pedro Bial aqui, quando ele diz : "Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, osono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas. Ok, hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo? Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. "


Hoje eu vi durante minha insonia noturna convencional e parte da tarde em que brigava com minhas lembranças, alguns vídeos onde o exagero da morte prematura se fazia presente na vida de muitas outras famílias, e assim, vendo a transgressão tocar a vida do outro, e no choro e na dor do outro, vertia as minhas lágrimas de saudades.



 Texto completo de Pedro Bial - " Morte ", publicado em http://pensador.uol.com.br/frase/MjQ4NDg4/

"A morte, por si só, é uma piada pronta. Morrer é ridículo.Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem,precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina nocarro e no meio da tarde morre. Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente? Não sei de onde tiraram esta idéia:MORRER!!!A troco? Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégioestudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se mantevelá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física,quase perdeu o fôlego, mas não desistiu. Passou madrugadas sem dormir paraestudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazerda vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era horade decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente... De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis.Qual é? Morrer é um chiste.Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, ependuradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira. Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu. Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curtecostelas gordas e mulheres magras e morre num sábado de manhã. Isso é para ser levado a sério? Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, osono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo nãoacompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quasenada guardado nas gavetas.Ok, hora de descansar em paz.Mas antes de viver tudo? Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas. Só que esta não tem graça. Por isso viva tudo que há para viver. Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da Vida... Perdoe... Sempre!!!"Adiar...Adiar...Adiar...será Sempre o melhor dos caminhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário