Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

TEIMOSIA OU PERSISTÊNCIA

Hoje entre outras coisas eu e sua avó lembrávamos de você e da falta que sentimos de tudo que vivemos ao seu lado.  Comentávamos como você ainda chama a atenção das pessoas, e como elas perguntam sobre você, em nossas fotos, nos pingentes, nas blusas.  Eu disse a ela que ainda ontem me  perguntaram se você estava bem, e eu não sabia responder. Eu não sabia lidar com isso. Não era fácil dizer para ninguém que você morreu, e as pessoas não entendem meus sinônimos, de que você foi para a Gloria, ou você está com o Pai.

Em seguida, obvio que as pessoas querem saber, onde, como, por que, de que forma, tantas perguntas que eu não tenho as respostas, e aí chegamos a terceira fase, e a pior de todas...quando dizem mas já tem um ano.  Meu Deus, parece tanto tempo as vezes e ao mesmo tempo que foi ontem. Não sei se é muita dor para pouco tempo, ou se é muito tempo para a mesma dor.

E com as vozes embargadas, parece ser uníssono as pessoas se referirem a você como uma pessoa iluminada, prestativa, educada, atenciosa e alegre.  As mais próximas te chamam de cheiroso e muito carinhoso, e nós duas, eu e sua avó, sabemos quem você é de fato.  Pois além disso tudo que as pessoas já sabem de você, nós sabíamos de onde você veio e o que carregava.

Eu tenho um orgulho tão grande filho de quem você é e o que você foi para todo mundo.  E hoje a gente lembrou de como você insistia para fazer aquilo que queria, como você sondava as pessoas para conseguir o que você queria, como você as convencia, como você as fazia participar, como você insistia...sua avó chama até hoje de teimosia.

Pois é filho, tenho saudades disso, de sua insistência e de sua persistência em minha vida. Ela foi responsável por algumas ceias de Natal lá em casa, por muitos almoços, por todos os aniversários que você quis comemorar e do seu jeito, por eu ter levantado em 2009 e ter dado a volta por cima, por eu ter crescido tanto porque me mirava em você, e na sua persistência e otimismo. 

Rafa você é a única pessoa que conheço que insistiu em ser feliz e persistiu todo o tempo em levar essa alegria aos outros, você se dedicava a fazer com que as pessoas também se esforçassem para serem felizes. Sinto falta dessa teimosia de ser feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário