Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DOR DE MÃE SEMPRE DÓI DO MESMO JEITO

Por mais que me esconda, sempre me acham. Mesmo assim, continuo preferindo me esconder.  Foi a forma que encontrei para não falar com o mundo, e para me proteger dele.  Prefiro o silencio, prefiro o ostracismo, prefiro a solidão, prefiro não ser vista, não ser cumprimentada, não ser indagada, etc.

Mas agir assim e viver em sociedade fica cada vez mais difícil.  Não posso e não tenho o direito sobre a vida do outro, exceção de pessoas que ficam muito próximas de mim, a essas pessoas eu sempre me sinto a vontade para dizer hoje não e hoje sim, sem me sentir mal em ser e agir de acordo com o que sou e sinto.

Então, hoje no trabalho fui visitada por uma colega que perdeu seu filho ha 06 meses, e eu soube do ocorrido, há uns 40 dias.  Ela chegou diante de minha mesa, e obviamente que eu estava olhando as fotos de Rafa (passo o dia olhando e buscando trazer a memoria nossos momentos), não é que não tenha com o que preencher minha cabeça, é que minha cabeça esta preenchida com isso.

Assim que se aproximou disse, deixe eu te dar um abraço. E levantei e nos abraçamos silenciosamente. E em seguida ela me disse, eu me preparei para isso, fiquei 31 dias no hospital, ele entrou em coma no dia anterior, e você não.

E eu respondi, acho que não fulana. Acho que não se prepara uma mãe para perder um filho. Não sei o que é mais doloroso, se é enterrar de vez, sem aviso prévio, ou ver morrer aos poucos todos os dias e não poder fazer nada.

Naquele abraço apertado e silencioso, vi passar pela minha memória, todas as mães que eu tenho abraçado pessoal e virtualmente, e com um entendimento maior, percebo que independentemente do que nos separou de nossos filhos, das circunstâncias em que eles nos deixaram, da idade que tinham, ou de quem somos, a dor é sempre a dor de uma mãe que perde a coisa mais preciosa que temos.

Não importa se 10 ou 100 filhos. Não importa se mais ou menos carinhoso, mais ou menos organizado, mais ou menos chameguento. Não importa absolutamente nada, porque a dor é quem vai nivelar o que sentimos ao perder, e isso só pode ser expresso pelo amor. E a gente ama incondicionalmente. E se não medimos amor de mãe quando estamos com filhos vivos, não podemos medi-lo quando eles se vão.

Ali em pé enquanto a ouvia, eu dizia Paizinho, toma conta de Neide, mãe de Rafa Bispo;  Márcia, mãe de Teteu; Anita, a mãe de Ricardo; Sonia mãe de Vinicius, Claudia Mara, mãe de Andre; Lurdinha, a mãe de Kelly ; Vera, a mãe de Walmir; Walesca mãe de Jessica; Ana Paula mãe de ; Elsa mãe de Fabio ; Eliane, mãe de Raquel  e de um pai, Cristiano, pai do Renato. 

Naquela hora, naquele abraço, eu queria todas as outras mães e pai comigo , e na hora que minha amiga alisa a foto do meu filho em minha camisa, eu desejei que todos nós pudéssemos mais uma vez alisar nossos filhos, mais uma vez.

Dor de mãe sempre dói do mesmo jeito: dói para sempre.



Um comentário:

  1. Humano Amor de Deus
    Adriana

    Tens o dom de ver estradas
    Onde eu vejo o fim
    Me convences quando falas
    Não é bem assim
    Se me esqueço, me recordas
    Se não sei, me ensinas
    E se perco a direção
    Vens me encontrar

    Tens o dom de ouvir segredos
    Mesmo se me calo
    E se falo me escutas
    Queres compreender
    Se pela força da distância
    Tu te ausentas
    Pelo poder que há na saudade
    Voltarás

    Quando a solidão doeu em mim
    Quando meu passado não passou por mim
    Quando eu não soube compreender a vida
    Tu vieste compreender por mim

    Quando os meus olhos não podiam ver
    Tua mão segura me ajudou a andar
    Quando eu não tinha mais amor no peito
    Teu amor me ajudou a amar

    Quando o meu sonho vi desmoronar
    Me trouxeste outros pra recomeçar
    Quando me esqueci que era alguém na vida
    Teu amor veio me relembrar

    Que Deus me ama, que não estou só
    Que Deus cuida de mim
    Quando fala pela tua voz
    Que me diz: Coragem

    Que Deus me ama, que não estou só
    Que Deus cuida de mim
    Quando fala pela tua voz

    Que me diz: Coragem

    Teu amor veio me relembrar
    Que Deus me ama, que não estou só
    Que Deus cuida de mim
    Quando fala pela tua voz
    Que me diz: Coragem

    Que Deus me ama, que não estou só
    Que Deus cuida de mim
    Quando fala pela tua voz
    Que me diz: Coragem

    ResponderExcluir