Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de junho de 2012

MINHAS MEMÓRIAS, RAFAEL E O DIA DOS NAMORADOS

Minhas memórias sobre Rafael, em dias em que celebramos o amor.

E hoje, mesmo com uma atmosfera diferente na cidade, quiçá no país inteiro, e em algumas partes do mundo, já que deve ter brasileiro em tudo que é lugar, e dia dos namorados é comemorado em datas diferentes ao redor do mundo, mesmo fazendo parte do mundo do solteiro, e defensora do slogan que antes só do que mal acompanhada, tem sido um dia dos namorados bem difícil, pois sinto muito a falta de Rafa e suas memórias, desta ordem de paixonites, tomaram vida sobre mim hoje.

Lembro da primeira paixão de Rafael. Eu tinha me separado, e estávamos morando com minha mãe. Então logo em seguida a separação, férias da escola, e minha mãe matriculou Rafa, Lícia e uma prima nossa numa colonia de férias. Eram todos bem guris, acho que Rafa não tinha sete anos completos, Lícia tinha quase 10 e minha prima perto de 11anos. A colônia de férias funcionava em período integral, durante 03 semanas, numa escola com proposta bem de hotel fazenda, o Arqui Zona-Sul. 

Ao fim da colonia, eles prepararam uma apresentação para os pais, e cada grupo tinha uma atividade diferenciada. Rafael, estava todo serelepe, pois a bailarina da turma, filha da coordenadora da escola, responsável pela colonia de férias, tinha escolhido ele para ser seu par na apresentação. Rafa, que no final do ano, menos de dois meses daquela colonia, tinha participado como Pero Vaz de Caminha na apresentação de final de ano da Escola Babylandia, numa participação especial, obviamente que usou essa informação para convencer a nova bailarina de que ele era o indicado para conduzi-la. Ele só falava nisso, na surpresa.

Todavia, no dia da apresentação a bailarina chamou outro menino, da idade dela, que estudava com ela na mesma sala da escola, e que já se conheciam desde a educação infantil. Bem, naquele dia, o mundo de Rafa se quebrou, e meu coração, o de minha mãe e o de minha avó junto. Nós enchíamos os olhos de lágrimas ao ver o escândalo de Rafael chorando preso as minhas pernas. Foi a primeira taboca (forma variada do nordestinês para informar que fomos preteridos) da vida. Foi pública. E calou fundo. 

Deste episódio, Rafa teve febre, ficou muito sentido, e tempos depois, mais de ano, estávamos na fila da matricula do Conservatório de Música do Estado de Sergipe, eu e Rafa, e a menina, a tal bailarina, com a irmã e o pai depois da gente na fila, umas 20 posições. Rafa perdeu o compasso, eu nem lembrava dela, mas ele parece ter revivido tudo. Então ele foi procurou, ela reconheceu e fez de conta que nem conhecia, ele continuava menino, ela já se sentia como uma pre-adolescente. Conseguimos a vaga, elas não. Mas Rafa ainda tinha esperanças de que ela desse bola. Mas desencanou, porque já tinha sofrido a segunda decepção amorosa.

Da segunda vez, a menina, alvo de seu amor, estava deixando a escola que ambos estudavam, no meio do ano, porque o pai dela foi transferido. Rafa queria dar um buque de rosas, vermelhas porque ele dizia que era o simbolo do amor, e nesta época ele conversava comigo em tempo real sobre o que sentia, nem era dia dos namorados, mas ele queria que fosse... 

Chegou em casa naquele dia me pedindo dinheiro para comprar o buque que já sabia o preço e tudo mais, consegui convence-lo a mudar de ideia, dizendo que ela tinha que ter uma coisa que durasse um pouquinho mais para ela lembrar dele e então ele cedeu e compramos juntos uma bonequinha de louça, mas ele insistiu e compramos uma rosa...de cor rosa. Alvoroço na escola, estudavam em turno integral, mas vinham almoçar em casa, naquele tarde em que o presente foi entregue minha casa caiu, o pai da menina ligou para mim, depois de ter ligado na escola, achando tudo um abuso. Ponderei e consegui me fazer ouvir por aquele pai, dizendo que não eram Romeu e Julieta, eram duas crianças, sem proibição alguma porque era uma amor inocente que estava intenso porque ela ia embora. 

Ufa, sobrevivemos a tudo isso, e Rafa foi aprendendo um pouco mais sobre a vida. Depois de tudo explicadinho, o pai da menina nos convidou para visita-los na outra cidade. Não lembro o nome da guria, talvez Alysson e Gui lembrem...Tico acho que não, porque nessa fase Gui, Pedro, Alysson e Afonsinho andavam mais juntos. Mas essa foi a segunda paixão de Rafael. 

Sobre o primeiro beijo...abafe o caso, porque se Lícia ler isso, pode difamar Rafa...porque graças a Deus que o gosto dele foi aprimorando, porque a guria era digamos muito mais para Sherek do que para Fiona. Se bem que isso era só eu que achava, coisa de mãe ciumenta, morta de ciumes, porque ele tinha beijado uma boca que não era a minha. 

Rafa cresceu e continuou se apaixonando. 

Primeira e unica namorada apresentada para mim e mais uma fase que demorei a engolir, hoje amo ter noticias de Rayane, muito, muito especial, muito atenciosa e meiga comigo. Mas o namoro não resistiu ao dia dos namorados, acabando um mês antes. 

Depois disso só amores impossíveis transformados em amizades verdadeiras e nenhum dia dos namorados acompanhado. Talvez ano passado ele tivesse chance, talvez esse ano também, mas se não tivesse, sei que a alegria e a descontração de estar ao lado dos amigos solteiros, indireta viu meninos, faria desse dia um dia de muita diversão. 

Difícil é entender que tudo isso é passado. Que suas paixões e suas possíveis tentativas de namoro ficaram no passado. Rafael, foi um dos homens mais românticos que conheci. Rafael era daqueles que fazia música, cantava ao telefone, escrevia e deixou coisas lindas escritas para seu ultimo amor, aliás escritas, mas não para ela, mas sobre ela. Rafael era daqueles que quando sentia-se apaixonado, demonstrava e não tinha medo de correr atrás, mesmo que fosse preterido. 

Hoje quando olho para frente, vejo as pessoas que se diziam apaixonadas por ele, ou as que ele demonstrava paixão, já recuperadas pela perda. Torci muito por isso, afinal quem continua tem que tocar, embora seja estranho vê-las, logo uma após outra, numa sincronia de horários, manifestando publicamente seus amores eternos aos seus atuais cúmplices. Como é bom ser adolescente, como é bom viver intensamente. Fico feliz por elas, e sinto saudades...de quando Rafael sonhou viver um pouco isso ao lado delas. 

Dia dos namorados. Dia do amor...que tudo sofre, tudo espera, tudo suporta...se não é assim, não é amor. Lembro de quando os meninos são crianças e as mães suas namoradas na imaginação, perfeito Complexo de Édipo antes de ser solucionado. Saudades desse tempo, em que seus olhos eram só para mim. Esse amor não acabou, esse continua crescendo esperando nosso reencontro. Eu amo muito você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário