Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

RENUNCIAS

Hoje me peguei pensando nas coisas que renunciamos quando amamos. Acho que toda relação em que se tenta acertar e que o combustível da relação é o verdadeiro amor, nós sempre temos renuncias a fazer, renuncias que desejamos que a outra parte faça por nós e seguimos renunciando aquilo que deve ser renunciado a fim de proteger a pessoa que amamos ou ao nosso próprio amor.

Talvez a maternidade seja a relação onde as renuncias estejam mais presentes. Sempre ouvi muitos relatos de paz que justificavam suas atitudes por conta do amor aos filhos, principalmente no consultório, quando eu tratava adolescentes, era muito comum na entrevista com os pais, os pais se reportarem a algum tipo de renuncia grande que haviam feito para que tal coisa ou comportamento fosse conquistado para os filhos e mesmo assim estavam enfrentando algum problema que instigava a necessidade de ajuda profissional.

Sinto que na minha relação com Rafael, as renuncias foram de ambos os lados.  Eu me orgulho por isso, é tão difícil na sociedade de hoje, capitalista até os olhos e consumista até a alma, onde num discurso presidencial o dirigente do maior pais do mundo, em consumo, diz que tínhamos que dar um basta nos ataques porque as pessoas pararam de comprar, não porque estão com medo de morrer, ou com falta de segurança ou qualquer outra desculpa, mas que o valor mais importante era o consumo. Então viver nesta sociedade e se ter um adolescente (cujos impulsos são testados por segundo) que renuncia para ver o outro bem, não é uma coisa comum, mas meu filho renunciava.

Rafael nunca, aqui merece caixa alta NUNCA me cobrou absolutamente, nada de consumo ou de qualquer outra coisa, nunca passou na cara nenhuma das dificuldades que enfrentou, nunca disse que A ou B era culpado por nenhuma das coisas pelas quais passou. E eu sinceramente conhecia aquele coração, puro e generoso e dizia, que o coração dele, era lindo.  Nunca vi Rafa demonstrar ciumes ou inveja, e sei que o ciumes ele tinha e elaborava como gente grande e equilibrada, porque tem tantos que ate hoje não sabe lidar com essas disputas ou inseguranças. 

Rafael era de juntar, de agregar, nunca de separar. Sinto como se ele tivesse renunciado muito mais por mim do que eu por ele, tamanha era sua generosidade. Parece que o valor das coisas que ele abriu mão para me ver feliz é sempre maior do que as das que eu fui capaz de abrir mão.  é como se eu sempre tivesse devendo para ele alguma coisa, menos amor. Eu o amei como nunca amei nada na vida.  Nem meus pais, desculpem por isso. Não sei, vocês me ensinaram assim.  Eu sinto tanto a falta dele. Nunca estive preparada para renunciar a vida ao lado dele. Eu sempre imaginei que Rafael conquistaria o mundo, que não ia parar em casa, que sairia  cedo para conquistar sua própria família.  Mas eu saberia que ele estaria ali, sempre, e disponível para renunciar novamente, só para nos deixar felizes. E eu ficava contente só pelo fato de Rafa poder voltar para casa, porque lar para mim e para ele, não precisava ser o lugar para ficar, mas sempre o lugar para voltar, onde a gente recarregava as baterias e se aninhava num dia ruim.  Um lugar de paz - muitas vezes ameaçado por, não vale a pena nem comentar - nosso porto seguro, com nossa cara, com nossas coisas, com nosso cheiro, com nossos valores e com a nossa historia. Construída por mim e Rafa, quando ele fez dez anos, então nossa casa, nossa historia.

Na vida a gente tem que fazer aquilo que a gente sabe fazer. Rafael se doou por inteiro e viveu intensamente todos os momentos como se fossem únicos. E eu ainda não sei fazer da vida uma estrada solitária  preciso do brilho e da luz dele ainda para iluminar meus caminhos.  Não sei viver sem ele, por isso renuncio muitas coisas que hoje não fazem sentido algum.

Hoje eu queria saber renunciar a tudo só para seguir os caminhos do Pai. não estou pronta, essa dor não me deixa renunciar as lembranças. a saudade, as memorias, as camisas, as lagrimas insistentes, os desejos de não deixar que  o mundo te esqueça, etc. De olhar para vida de amigos seus e desejar que voce estivesse aqui...arrumando as malas para Sauípe, com a escola.

Meu filho renunciou muitas coisas para ver as pessoas que amava feliz. Renunciou ate sua própria felicidade amorosa, esperando o tempo certo, e ele estava certo, sofreu e chorou só para vê-la sorrindo, e os amo por isso, sou apaixonada pela historia que construiu. Hoje também fiquei sabendo de uma historia de renuncia de uma amiga pelo amor dele, um texto lindo que ela conseguiu produzir e publicar, mas que em outra oportunidade escreverei porque acho que ela, a historia, não merece ser renunciada.


Eu ainda sonho em seguir o Pai de todo o coração, mas até lá...tudo ainda dói muito e nao me faz olhar para outro lugar que não seja a dor e o vazio.

Alvo mais que a neve quero ser
Pra te honrar, pra te agradar
E em santidade eu vou viver
Em todo o tempo, pois sou teu templo
Renuncio tudo o que é impuro
Renuncio minha carne, renuncio o mundo
E os sonhos que não te glorificam
Senhor, Eu renuncio por amor
Eu quero ser santo, santo, santo
Como santo és, Senhor
Eu quero ser santo, santo, santo
Como santo és
Como santo és, senhor




Nenhum comentário:

Postar um comentário