Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

QUANDO TUDO PARECE PERDIDO

Vivo constantemente nesta sensação de que tudo esta perdido ou se parece perdido.  Eu imagino que sempre que vai acontecer uma coisa ruim com a gente, a gente fecha os olhos para não ver. Eu tenho sempre essa sensação. É como se estivéssemos prestes a bater o carro, sabíamos que é inevitável, a gente fica com os olhos abertos ou a gente fecha os olhos? Eu sempre fecho.

Estou vivendo um monte de coisas ruins e mantenho os olhos fechados porque parece que a onda da maldade em minha vida não vai passar assim tão rápido. Esses dias tenho tido a impressão de que o mundo é muito ruim e que o mal está sempre vencendo, tem sido uma guerra muito suja.

Quando eu olha para o mundo sem Rafael, e não quero endeusá-lo, apenas acho que ele era uma pessoa boa, do bem, legal de conviver, não era um espertalhão que distribuía arrogância, ou era mimado, era mal educado, ou era um menino que não estava nem aí para os outros.  Pessoas assim, parecem que não morrem. Elas tem aumento, elas ganham diárias sem trabalhar, elas fazem investimento no sofrimento alheio, elas enganam, mentem, fraudam, roubam. E o mundo, com elas...o mundo as corteja.

E pessoas como Rafael, que tem a ternura no olhar, o riso no amor e alegria na vida, essas, são chamadas muito cedo e nos deixam nesse mundo de cão, com vontade de abandoná-lo, de fechar o olhos porque parece que não toleramos mais nada disso.

Vejo as capas de revistas anunciando a roubalheira no país. As falcatruas são intermináveis e sucessivas. Essas pessoas têm merecidamente o que recebem? E tem o direito de usufruir daquilo que conquistam na surdina? Chega alguma consequência maléfica para eles? Imagina que eles vão para a cadeia, que eles devolvam o roubo ou que morram? Eu não.

Hoje um pai que perdeu o filho me disse com todas as letras, que erra igual a todo mundo, querendo acertar, que não é santo, mas que tenta levar a vida honestamente, com trabalho e ética, que viveu para os filhos e que não entende porque ter sido tão castigado, com o morte do filho, tao amado.  Questionou que justiça é esta onde se leva sem merecer e se merece e não leva.

Eu muitas vezes penso assim, mas quero crer que tem um proposito no fim disso tudo, embora esses dias eu tenha continuado fechando os olhos para não ver tudo de ruim que tem acontecido. Pergunto-me todos os dias ao meu Deus, onde Ele está. Porque sei que tem visto tudo isso, que não deixe a sensação de desmerecimento e que a auto piedade e comiseração não assole as nossas vidas, mas quer saber...a vontade que dar é de sumir do mundo, já que não conseguimos banir dele a maldade humana.

Hoje eu pude conversar um pouco com meu pastor, sobre esse sentimento de que o mal tem ganho a batalha, e  ele disse sabiamente " no mundo jaz o maligno". Mesmo sabendo que a morte de Rafa foi permitida ou provocada pelo Senhor, tem horas que queremos a justiça, a vingança, o juízo, as respostas, tirar um pouco daqui do peito o sentimento de impotência, de inconformismo, etc.

Tem horas que tem tanta coisa aqui dentro do peito que não sei por onde começar. As vezes sinto uma necessidade de me vingar, não sei como, não sei onde, não sei de que, não sei de quem, é como se qualquer possibilidade imaginária de trazer meu filho de volta pudesse ser executada. Mas nada, nada, o trará de novo.

Hoje uma mãe de filha unica que esta fazendo intercambio por um ano, me disse que imaginava o que eu sinto...e eu afirmei positivamente. Disse a ela, sei que tem dias que você deve ter uma saudade absurda, já que moram só vocês duas, e você deve entrar no quarto, chorar um pouco, e segurar a onda, porque também não é fácil para a filha, mas em dias que a onda é tão grande que você precisa falar com ela, e fala...ouve a voz, as vezes até a vê com a webcam. Pensa que quando ela chegar quer fazer uma coisa diferente no quarto, quem sabe uma roupa de cama nova, um porta retrato, mudar a cor da parede, mas esta esperando ela chegar. Eu disse que eu faço as mesmas coisas, só sei que ele não vai chegar, não vou falar, não vou ver...e nos dias que a saudade aperta mais, eu sinto como se tudo tivesse perdido.  Eu não falo no presente, nem no futuro...estou presa no passado e está tão ruim o presente e não enxergo o futuro, porque meus olhos estão ainda fechados, como na batida inevitável do carro.

Não vou entender. Por que pessoas brilhantes, inteligentes, do bem as vezes não viram nada? E pessoas limitadas em muitos sentidos conseguem se safar? Por que muita gente ruim continua na parada de sucesso, nas rodas de escarnio, nas colunas sociais, são consideradas banbanban...e dois meninos com o coração de ouro podem ficar esticados numa BR porque o dono do animal simplesmente, negligencia sua responsabilidade e se esconde atras das mentiras e das brechas que a justiça dos homens permite.  Por que miseráveis homens se escondem atras dos rótulos religiosos, para em nome de Deus, desgraçar uma família?  Por que eu ainda insisto em querer entender tudo isso? Pois sei que nada, nada, nada, vai me fazer ver o mundo com meu Rafa... clarão no meio da escuridão.

Apesar disso tudo, de tudo parecer tão perdido, decidi Senhor crer nos Seus planos. Ajude-me a levantar e a correr para os seus braços a tapar o nariz para não sentir o cheiro desse mundo e para abrir os olhos e enxergar Seus propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário