Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

NAO PUDE TE LIVRAR DE MUITAS COISAS, MAS TENTEI

Quando se tem filhos, a gente tem a preocupação de livrá-los de todos os problemas da vida. A gente tenta de todas as formas poupá-los das grandes decepções e das porradas que a vida oferece. Por mais que a gente se esforce e os prepare para enfrentar a vida, de muitas coisas a gente não consegue livrá-lo. 

Não os livramos de se apaixonar pela pessoa errada, de não serem felizes na carreira que escolheram, nem podemos conte-los em muitas decisões, e por mais que cuidemos da saúde e da higiene não os livramos de todas as doenças e "viroses" a que são acometidos. também não livramos seus corpos das cicatrizes, das quedas, das fraturas e dos ossos quebrados, nem de serem furados pelas injeções ou vacinas desnecessárias apenas para cumprir a meta governamental. 


Descobri que a medida que vão crescendo e tendo mais consciência sobre a vida, nossa dificuldade em livra-los das decepções e frustrações que crescem na mesma proporção. Eu odiava PG (Progressão geométrica) e Rafael também, não o livrei até de coisas que eu não vi sentido em minha vida saber, e ele teve que passar pelas mesmas dificuldades.  Muitas vezes não tive resposta para suas perguntas.


Não o livrei das dúvidas, de se sentir inseguro muitas vezes, dos medos, antes tão bobos (de escuro, de morto, de trem fantasma, do fundo no mar, de altura nos trampolins da piscina) e depois tão maduros. Queria que você tivesse continuado com alguns medos, queria que você tivesse medo de moto, e que não fosse tão confiante em você, pelo menos não naquela noite.


Não o livrei de sofrer, muitas vezes até fui mentora de seu sofrimento, por minhas atitudes ou escolhas.


Queria uma vida harmoniosa para você, queria te ensinar os valores que recebi e se pudéssemos melhora-los e adquirir outros que tínhamos necessidades, ou que eram indispensáveis para suprir as necessidades dos outros. Tentei te proteger de tudo isso, até de mim. Mas também descobri que o jeito mais normal de te proteger era deixando você ir desbravando as coisas, conhecendo o mundo, sendo aceito e aceitando as pessoas e tendo a segurança de voltar para casa e fazendo de sua casa e de nosso colo seu porto seguro. E claro, impondo os limites.


Construímos uma relação muito bacana da qual me orgulhava. Você tinha e tem um toque muito especial de Deus no coração. Enquanto eu achava que te ensinava as coisas da vida, fui percebendo que você conhecia mais da vida e das pessoas do que eu.  Você conhecia cada um de lá de casa, nas especificidades. Você conhecia seus amigos e descrevia-os. Você me conhecia e num olhar sabia dizer o que eu tinha, qual área estava preocupada. Você me ensinou.


De tudo que tentei de livrar e enxugar as lagrimas de seus olhos e a pontinha de tristeza do seu coração, três coisas eu me arrependo de não ter conseguido livra-lo: de sofrer por família, de sofrer por amor e daquela estrada.



Eu queria tanto te livrar

Filho o que fiz por você é quase nada
muito longe perto do que você merece
mas se eu pudesse ficar com você tantos anos
queria te proporcionar uma vida,
daquelas que ninguém esquece.

Ou talvez repetisse tudo
quem sabe acrescentaria poder adivinhar
pois se você tivesse que sofrer
eu queria sempre sofrer em seu lugar
e isso era o meu desejo para você.

Não bastou que eu te desse todo o meu amor
pois a vontade de te ver feliz tinha que imperar
e minha meta era aliviar de seu coração e de seu corpo toda a dor
porque eu queria que meu amor tivesse a função sempre de te sarar.

Ainda quero aprender a adivinhar
ou ter super poderes espirituais
pois se você ainda tivesse que sofrer
eu continuo querendo sofrer em seu lugar
e se eu pudesse trocar de lugar com você
eu pediria para você voltar correndo para cá.

Meu pensamento mais nobre, Rafa,
reside em você, e tudo que você representa para mim
Eu só queria poder te livrar desse distanciamento sem fim
Olhar pela janela da vida e não ver você sorrindo
É a minha maior dor.
É você doendo em mim. Doendo sem fim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário