Total de visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2011

SEU SORRISO, A GRAÇA EM MINHA VIDA

O que um sorriso é capaz de fazer num dia estressante? Em minha vida, tive muitos dias assim, e creio que ainda vou ter muitos do mesmo jeito.  

Sabe aquele dia que você chega em casa e queria que o mundo esquecesse que você existe? Aquele dia que parece que tudo que você faz dá errado? Aquele dia em que você fica mal humorado só porque o tempo mudou?  Lembro de dias assim e de você, filho, ainda pequeno, olhando para mim e já entendia que meu stress continuaria porque tinha a dupla ou tripla jornada (duas faculdades, casa, emprego; depois uma faculdade, casa, emprego,consultório e depois 03 empregos, 03 turnos e casa), mas me olhava com um olhar compreensivo e dava aquele sorriso, com direito a beijo e votos de bom trabalho. Nesta hora você me desarmava.

Hoje eu fico catalogando os seus sorrisos. Aqueles desconfiados, amarelados que só mexia um lado da boca. Aqueles escancarados, abertos, largos, geralmente intencionando alguma resenha. Aquele meigo, discreto, cheio de amor, e não poderia deixar de citar suas gargalhadas.  Como elas eram gostosas.

Fico imaginando porque Deus criou as emoções e, de todas as respostas que me vêem à mente, penso que nós, míseros seres humanos, precisávamos nos comunicar com uma linguagem que transcendesse nossa alma, e por isso nos emocionamos.  Seu sorriso me expressava muitas emoções. Ontem fiquei extremamente emocionada.

Recebi um vídeo de menos de 01 minuto.  Nele dois protagonistas, Gui e Nane, e ao fundo num papel de figuração, você...Mas sua risada filho, ah! a sua risada, era a trilha sonora do vídeo, a coisa mais linda que ouvi nos últimos dias. Por um instante, nossa sala se encheu de você e nesta hora o vi de relance de perfil, com um sorriso lindo, que tinha movimento. Não como os que nos últimos 18 dias tenho visto em algumas centenas de fotos que fico revirando, não como o sorriso estático, congelado pelo flash de uma máquina fotográfica, paralisado num tempo que não voltará nem anunciará tempos semelhantes nesta terra.

Eu fico pensando o que teria sido da minha vida sem sua risada, sem seu sorriso, sem seu charme pedindo elogio, sem o seu jeitinho breijeiro de quem não se esforça para sorrir...porque você era assim.  Quantas vezes sorria e nos fazia sorrir por tantas coisas tão singelas.

Ultimamente as que mais gosto de lembrar eram as suas reações ao que minha mãe te falava. Quando ela mandava você ficar futucando, lembra? Filho era divertido ver você correndo e se contorcendo e rindo do que ela te falava. Lembro disso sem lágrimas nos olhos, com uma paz tão grande porque você se divertia com isso, e só ela tinha conquistado essa brincadeira contigo. Lembro de seus soluços e gaitadas pós comentários.

Creio que Deus já sabia do que eu precisaria para ficar 17 anos com um filho e o resto de minha vida sem. E para esse deserto todo, é mais fácil superar quando temos boas lembranças, quando mesmo no momento de dor podemos lembrar da doçura do seu sorriso.  Você foi uma pessoa que soube rir da vida e rir com a vida.  E sua história intensa, embora breve, preencheu a minha vida de graça, a graciosidade de seu sorriso.

Meu grande parceiro de picadeiro, grande companheiro de viagem, grande adestrador de alegrias em minha vida, seu sorriso até hoje me cativa. Seu nome, Rafael, significa Deus que cura, e você me curou muitas vezes apenas com o seu sorriso.

Hoje eu espero em Deus outros motivos para sorrir novamente, para achar graça da vida, e para perceber que terei que rir mesmo sabendo que meu companheiro não vai estar lá, rindo comigo e muitas vezes rindo de mim, e era muito bom quando podíamos fazer isso.

A graça mudou, hoje não busco mais a graça do seu sorriso, vejo ele hoje como a Graça do Senhor em minha vida, e isso tem me bastado.  Tem um refrão, da música, Tua graça me basta, do grupo   Toque do Altar, que fala assim: No Santo dos santos, a fumaça me esconde, só Teus olhos me vêem. Debaixo de Tuas asas é o meu abrigo, meu lugar secreto, Só Tua graça me basta e Tua presença é o meu prazer.

Uma vez eu li um livro cujo título era Maravilhosa Graça e ali o autor nos conduz a pensar o que era a graça do Senhor em nossas vida e um dos conceitos que ele trabalha é com o amor de Deus para quem não O merece, neste caso eu, meu filho lindo,  e, me permita dizer que também você que agora nos lê.  A graça do Senhor é um favor imerecido, de graça, Deus nos dá a Sua graça, e é ela que nos salva e nos dá força para continuar. 

Hoje eu vejo a graça de Deus em quase tudo que me cerca e via no sorriso de Rafael, e em tantas outras ações e atitudes em que o Senhor o capacitou. Agora, Paizinho, sem o sorriso de Rafa, continuo experimentando de forma especial Sua graça em minha vida. Obrigado pelo tempo que pude ter Rafael comigo e pelo tempo que ainda me resta aqui, deste lado, ao Teu lado, sentindo a Tua graça me bastar.

Para conhecer a música acesse este site: http://letras.terra.com.br/toque-no-altar/547236/

Um comentário:

  1. Amiga querida,

    Ao receber o milagre de Deus, nos sentimos donas do mundo! mas quando o perdemos para ele, imagino que seja como se convidadas para o grande banquete. Vc é iluminada e foi todo esse tempo com o espírito de luz ao teu lado. Agradeça a Deus estes 17 anos de alegria. Você agora é privilegiada, pois tem um anjo no céu.

    Estou lendo aos poucos! não estou em condições emocionais no momento. Rico! lindo! verdadeiro! siga em frente! Rafa está lendo tudo lá do céu.

    Te amo!

    Lulu

    ResponderExcluir