Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2011

AS LAGRIMAS LAVAM A LAMA DA ALMA

Esse título parece estrofe de poesia rimada, mas hoje é assim que penso nas lágrimas. Como algo que purifica a minha'lma. Como algo que transcende meu espírito. Como uma varinha de condão, que ao soletrar três sílabas, me darão asas que me levarão a você: Ra Fa El.

O que pode representar o choro? 

Em minha vida significou muitos sentimentos isolados e tantos outros misturados. Já tive experiências com o choro de diversas formas. Já fingi choro (acho que todas as mulheres fizeram isso) em situações reais, para meu pai me tirar do castigo mais rápido, para não pegar em animais de qualquer espécies, mais me recordo de precisar chorar  em peças de escola, gincanas literárias, as gincanas do Arqui (colégio em que fiz o antigo científico).Lembro de uma vez que tive que chorar no velório de Jorge Amado e eu interpretava a Tereza Batista, aquela cansada de guerra.  Também lembro de um choro que não precisava ser real, mas chorei - deveria ter sido de vergonha mais não foi - estava eu lá com treze anos, já perto dos quatorze, num teatro de férias que montamos no prédio, e eu dublei "Meu Cãozinho Xuxo", nem cachorro eu tinha, pode? Mas chorei, de soluçar, caíram lágrimas mesmo, acreditem.

Já chorei de raiva, essas lágrimas são as piores, porque o sentimento que as gera, é ruim e depois precisamos de outro choro o do remorso, e de outro choro, o do perdão.  Ou se foi a gente que foi magoado e choramos de raiva, também choramos porque não reagimos, ou choramos porque nos sentimos injustiçados, machucados, então esse choro de raiva eu não gosto de ter, porque sempre tem como conseqüência uma análise de que eu deveria ter agido de outra forma.

Também chorei de dor física, dor é uma coisa que me tira do sério, eu preciso ficar sozinha, quietinha, mas mesmo assim, tem horas que é tão insuportável que não dá para segurar as lágrimas.

Eu choro de emoção, choro com uma música que me fale a alma -lembrei que Rafael chorava toda vez que ouvia "Menino da Porteira", ele dizia que a música o fazia lembrar meu pai, o avô que ele não conheceu. Choro com livros, chorei com muitos. O último, chorei com Rafa,  "Querido John"; choro com cenas de telenovela, mesmo que na reprise -aqui também merece outro comentário- quando ele queria zoar, ele vinha e dizia: Nããão, já está chorando é mainha? Mainha deixe eu explicar, e começava:  a noite ela estará viva na novela das sete; ou justificava ele só é bonzinho nessa, na próxima ele é o violão, ou então...Mainha;  ficção, mentira, ficção mentira; Mainha (ele me apresentava, rindo), mas seus olhinhos estavam brilhando...ele também tinha vontade de chorar. Quando ele via alguma coisa que o emocionava e ele chorava, logo vinha me dizer: Tem que assistir esse, duvido que você não chore. O último, foi o filme do livro que citei acima, que ele me fez reassistir, e eu, para não contrariar, chorei novamente.

Eu choro de alegria, essas dão leveza a alma. Chorei quando senti ele mechendo em mim pela primeira vez em 09 de outubro de 1994. Chorei quando ouvi o coração forte batendo ainda no exame de ultrassom. Chorei quando o vi a primeira vez. Chorei na apresentação do Coral no Babylandia. Chorei na formatura do ABC. Chorei em muitos dias das mães com as palavras ternas, lembro nitidamente quando ele cantava "Mamãe é a escada da minha subida, Mamãe é o amor da minha vida...". Chorei quando ele se apresentou no primeiro Coral da Renovada e fez uma participação solo, no dia das mães. Chorei quando ele tocou no primeiro e segundo culto. Chorei quando ele cantou Sem ar no violão para mim. Muitas alegrias,muitas, incontáveis do teu lado, filho.

Também chorei por medo. Chorei por medo de fracassar, por medo de lhe faltar, filho. Por medo de decepcioná-lo. Por medo de perder, não desse jeito, desse jeito não conseguia imaginar com profundidade...era um medo que saltava aos olhos e a imaginação negava de imediato.


Chorei e choro por solidariedade. A dor do outro dói em mim. Nisso Rafael era craque. Conhecia o que era sofrer pelo outro.Tomava para si, o problema do outro era seu.Outro dia ajudou a realizar em 48h uma festa de 15 anos para a namorada do amigo. Teve que vencer muitos obstáculos, eu era um deles. A festa aconteceu. Mas também era amigo na hora da dor. Chorava junto.

Chorei de tristeza, de despedida, de luto, de cansaço. Chorei muito. Choramos juntos muitas vezes!

Hoje o choro é uma condição em minha vida. Choro por você!

Choro de saudade, de vazio, de dor, de lembrança, de amor, choro e choro!

E o choro vem aos poucos purificando a dor e lavando a lama da alma, porque é assim que me sinto. É tão sombrio e vazio esse deserto (mensagem postada no blog ontem) que o choro vai lavando e mostrando a profundidade da dor. Sei que as lágrimas brotarão em outros lugares, sei que estarão presentes no  meu coração, nas lembranças de você, nas memórias de nossas vidas tão juntinhas, meu grande guerreiro, mas que chegará o tempo em que elas não estarão em meus olhos, porque o Senhor me garante isso e Seus planos não se frustram.

Busco no Senhor a força para continuar chorando o tempo que Ele permitir, porque o Senhor nos chama de Bem-aventurados, desse jeito: "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados".(Mt 5:4)

Também vou poder dizer que esses dias dolorosos foram previamente determinados e que estarei em outros tempos, tempos não de luto, não de morte, mas tempos de vida, de alegria, porque o Senhor também nos dá essa garantia em Eclesiastes 3:1-4, quando nos diz que "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.  Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;  Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;  Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;"

Até que esse tempo se cumpra, hoje eu queria ouvir aquele louvor, Aos Pés da Cruz, e agora banhada em lágrimas de dor e gratidão - dor por Rafa e sua ausência temporária e finita, mas que levará todo o resto de minha vida, e de gratidão ao Senhor, Deus meu, que tem se derramado sobre mim, tem sido meu bálsamo de Gileade (Jr 46:11 e Mt 26:9) - e dizer ao Senhor: Eu creio, eu creio, eu creio cada vez mais em Ti e em Tuas promessas, e que estás no controle, mesmo que agora minha lágrimas me impeçam de ver a Tua vontade e Teus novos desígnios em nossas vidas, eu quero Te dizer meu Paizinho que estou aqui, eis-me aqui, faça em mim conforme o Teu querer.



Aos Pés da Cruz Kleber Lucas
Meu Jesus maravilhoso, és
Minha inspiração a prosseguir
E mesmo quando tudo não vai bem
Eu continuo olhando para ti

Pois sei que tu tens o melhor pra mim
Há um segredo no meu coração
Oh! Dá-me forças pra continuar
Guardando a promessa em oração

Firme, oh! Deus está meu coração
Firme nas promessas do Senhor
Eu continuo olhando para ti
E assim eu sei que posso prosseguir

Refrão:
E mesmo quando eu chorar
As minhas lágrimas serão
Para regar a minha fé
E consolar meu coração
Pois o que chora aos pés da cruz
Clamando em nome de Jesus
Alcançará de ti Senhor
Misericórdia, Graça e luz

Meu grande amor não cessa
Eterno não tem fim
Quão grande és tu senhor
Quão grande és pra mim
Tua graça é meu refugio
Descanso em teu poder
Maravilhoso é
Maravilhoso és pra mim

E mesmo quando eu chorar
As minhas lágrimas serão
Para regar a minha fé
E consolar meu coração
Pois o que chora aos pés da cruz
Clamando em nome de Jesus
Alcançará de ti Senhor
Misericórdia, Graça e luz

OBS: Se quiser conhecer a musica, acesse o site abaixo.
http://www.vagalume.com.br/kleber-lucas/aos-pes-da-cruz.html#ixzz1OuZYCWST

Nenhum comentário:

Postar um comentário