Total de visualizações de página

domingo, 12 de junho de 2011

HOJE NAO É O DIA DAS MÃES.

Doze de junho. Aniversário de meu irmão caçula (temos uma rainha mais nova, mas ele é o caçula dos homens) e dia dos namorados.  Até o ano passado, essa data era muito mais familiar que passional.  Nunca em família, passávamos o dia dos namorados sem nos reunir, todos, com pares ou não, para comemorarmos o aniversário de meu irmão. 


Às vezes, nem o aniversariante aparecia, ou chegava tão atrasado que a gente se irritava.  O último dia dos namorados, passamos, toda a família, num jantar de namorados da igreja da qual éramos membros. Todos tínhamos nossos pares, com exceção de Rafael e o aniversariante. E Rafa, resenhando, dizia que o par dele era o tio.

Naquele ano não pensei que hoje poderia estar vivendo nada do que vivo agora. Também naquela época não aceitava a idéia de que em 2011, neste data, Rafael pudesse ter seu primeiro dia dos namorados acompanhado - sem fazer par com o tio.

A verdade é que a vida  vai se passando e a gente vai sonhando na medida dos acontecimentos. Tico já namorava na época e o correto era eu imaginar que isso também aconteceria em breve com Gui e Rafa.  Não deu tempo. Meu filho se foi antes que eu visse isso se realizando, e Gui até agora não anunciou namoro.  Não que Rafa não tivesse namorado antes, já sim. E confesso que morri de ciúmes, zelo, cuidado, rabugice, tudo junto. Mas não comemorou esta data. Este ano não deu tempo dele ser objeto de resenhas do resto da família, caso tivesse conseguido o par que queria, e dessa resenha ele não conseguiria se livrar.

Rafa era sentimental. Ele tinha um encantamento pelas coisas do coração desde pequeno.  Desconheço alguém que  tão novo já falasse sobre casar, ter sua família e filhos.  Ele o fazia desde muito cedo. Lembro dos comentários bem antes dos 07 anos.  Isso nao mudou.  Atualmente, ele falava em curtir a vida, viajar com os amigos, ano que vem, carnaval em Olinda...planejavam isso há uns cinco anos, e sonhavam. Também queria voltar a Cancún e apresentá-la aos meninos, vez ou outra pedia para que eu fizesse cotação da viagem para quando eles entrassem na faculdade. 

Aparentemente planos de solteiro que queria se jogar, como se diz na Bahia,  na buraqueira, não? Não mesmo.  Era a pressa de viver duas viagens simbólicas no mesmo ano, porque o que ele mais falava para quem tinha a chave do coração dele era sobre planos de um menino com propósito de um homem.

Rafael não queria só a companhia do dia dos namorados.  Meu Xeberel queria companhia para a vida. Ele planejou ir a faculdade juntos, a falar com os pais, a passar no mesmo concurso, a construir casa, vida, filhos.  Ele sonhou. Sonhamos juntos.  Eu dizia que só estaria pronta para ser avó aos 50, 60, mas conhecia meu filho, ele se envolveria fortemente muito cedo, e estaria enlaçado rapidamente.

Em 2000 o matriculamos numa colonia de férias do Arquidiocesano Zona Sul (aquele colégio onde fiz o ensino médio - só que em outro prédio). Acho que nao foram 20 dias de colonia. Rafa se apaixonou, com direito a choro e febre porque foi desprezado. Ele não tinha 07 anos completos.  


Dois ou tres anos depois Rafa se apaixona por uma menina no Amadeus (colégio em que estudou 09 anos), aí ele tinha uns nove, dez anos. Os pais dela são transferidos, ele sofre com a separação e me pede: Hoje pode ser dia dos namorados? Não era, e eu pergunto por que? Ele responde, porque ela vai embora e quero dar o presente logo e pergunto o que queria dar, ele, sentimental que era, um buquê de rosas vermelhas, e já sabia o preço porque tinha lido nas faixas da rua das floriculturas daqui (Rua Arauá), queria 12 rosas. Tomei um susto, o convenci a dar uma bonequinha de louça. Compramos, ele escreveu o cartão e achei que tudo acabaria assim. Rendeu ainda dois telefones dela de Salvador...ah! claro e uma bronca do sogro, do ex-sogro que não entendeu nada.

Rafa me apresentou ano passado a primeira namorada oficial. Tomei um susto, literalmente fiquei gaga. Se sofresse do coração tinha tido um piripaque. Fiquei mais próxima dela agora, descobri também que ele sonhou com ela sonhos de família.

Em seu orkut, muitas o chamam de amor, de love, de anjo ou de namorado mesmo. E ele tinha esse jeito carismático, sei que amou as pessoas e por isso era muito amado. Mas seu coração estava povoado novamente, e pedindo que uma dona assumisse a nova direção.  Era um amor diferente que estava se instalando. Um amor que exigia maturidade, lealdade, compromisso com valores que ele sabia que faziam a diferença na vida de qualquer pessoa, e ele foi tão íntegro neste processo.  Posso dizer literalmente que ele conheceu o amor impossível  apesar de ter sonhado e compartilhado com a possibilidade dele.

 Meu menino tinha crescido. Virou gente. Virou homem, e com isso também ganhou os problemas da vida adulta: as desilusões por amor.

No fim de semana anterior a sua despedida, falamos de amor e de coisas do coração.  E o instruí dizendo que  enganoso era o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto;   falei daquilo que  meu coração de mãe estava cheio, falando de como deveríamos buscar o Senhor, nestas horas de dúvida e de desilusão, falei que o Senhor tinha o melhor conselho e eu tinha um ombro e um colo, e foi desse jeito, com ele no meu colo, o alisando e o beijando que falei, no dia 15 de maio de 2011 sobre o que o amor suportava, falando trechos da carta de Paulo, que diz que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. (1º Cor. 13, 4-8).

É, esse amor impossível ficou na impossibilidade.Mas Rafa conheceu o maior dos amores. Esse que não acaba. O de Deus por ele, e o nosso, daqueles que incondicionalmente o amaram.  Hoje esse amor me acalma e me sustenta, porque Deus nos amou tanto, tanto, que nos deu seu filho único para que morresse por nós, por mim e você, e Nele tenho sobrevivido por não poder mais expressar visivelmente para meu filho o amor que eu o tinha.

Hoje não é o dia das mães, mas sinto que é o meu dia, porque filho, você pôde viver suas paixões e  eu perceber que você cresceu e foi tao ético, maduro e leal, que eu desejaria que você tivesse tido um dia dos namorados muito especial. Amo muito você, e como diria Nicole (sua prima de 03 anos), sempre que o via, Rafael, meu lindo, meu prínxipe,meu namolado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário