Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

MUITO MAIS QUE UM FILHO

Se alguem me perguntasse como eu descreveria Rafael, eu nao responderia de pronto, é meu filho.  Ele foi muito mais que isso. ainda é...

Xeberel como, carinhosamente e no íntimo de nossas conversas, eu o chamava, era uma pessoa muito carinhosa. Generosa mesmo, porque ele se doava por inteiro. Carismático, líder, cativante, ele tinha um jeito especial de se relacionar, de brincar, de tirar onda com as pessoas, de encher a vida de cor e de som, e de risos.

Em seus lábios difícil não encontrar um sorriso.  Lembro das inúmeras vezes fazendo coleta de sangue nos laboratórios de Aracaju, em um especial, conhecíamos as figuras infantis pregadas nas paredes e inventávamos brincadeiras para que na hora da coleta não houvesse choro.  Até nestas horas, conseguíamos sorrir.

Amigo, leal e companheiro. De todas as horas. Amigo nas horas da dor, do desabafo, da bronca, da escassez e amigo da festa, da abastança, da alegria.  Desconheço uma pessoa que Rafael disse que não gostava.  Ele dava muitas chances para que a pessoa provasse quem era, e parecia que nos olhava com uns olhos especiais, via os nossos defeitos, mas ampliava as nossas qualidades, por isso era sempre muito bom estar ao lado dele.

Era família, eu amava esse jeito dele.  Amava família. A dele, a que iria construir, a família dos outros, enaltecia os valores e questões familiares, defendia a família com unhas e dentes. Talvez nesta área tenha alcançado o maior nível de amadurecimento. Foi privado várias vezes da convivência familiar, quando nos separamos, quando viajava por muito tempo, quando nos casamos com outras pessoas, quando abraçamos outros desafios e ele juntamente e por adesão, nos ajudava a alcançar as novas metas.  Rafael não optava, muitas vezes não opinava. Mas estava ali de prontidão, nos ajudando a viver em e com família.

Rafael parceiro. Deste eu tenho tanta saudades! Meu grande companheiro de aventura e de vida.  Nossos cinemas aos sábados, nossas praias aos domingos pela manha até antes do Saco, nossas aventuras na cozinha, nossas montanhas russas em todos os parques que fomos, nosso filme com pipoca na cama, minha depilação com ele tirando a maior onda e puxando tudo fazendo a maior algazarra (no ultimo ano, ele que havia aprendido e se oferecia para fazer, e eu amava porque ele cuidava), nossas mudanças, meu companheiro de pós-operatório, as visitas chatas aos hospitais, a velórios, a parentes se recuperando, em todas...ele estava lá comigo.

Rafael segurança. Me sentia segura com ele. Enfrentava tudo e todos. Hoje não há mais sentido. Não tenho forças para enfrentar nenhum passo sem a companhia dele.

Rafael foi um adulto velho experiente, com a generosidade e simplicidade de uma criança. Um adolescente do seculo XXI que não me fazia exigências.  Um adolescente do seculo XXI antenado com tecnologias e mundo virtual, mas que vivia o aqui, o agora e o humano com uma riqueza de sentimentos e profundidade de compromisso que fez com que seus 17 anos, valessem meus trinta e oito, pois não consigo me ver antes ou depois dele. É como se eu tivesse sido sempre, desde o meu nascimento, mãe de RaFA.

Hoje restam lembranças. Lembranças do meu amigo, meu humorista, meu companheiro, meu guerreiro, meu pai, meu parceiro, alguém que me inspirava confiança, segurança, alegria, força... alguém que fingia ser filho só para que eu não me sentisse pesada, porque cuidou de mim, muito mais do que o que eu cuidei dele. Alguém que me protegeu, muito mais do que foi protegido. Que me aconselhou, muito mais do que foi aconselhado. Que me amou tanto, tanto, tanto, e tanto, e que apesar de muito, muito, muito e muito amado...sobrou tanto amor que hoje não sei o que faço, pois te amei muito mais que a um filho, amei o Rafa parceiro, amigo, companheiro, confidente, irmão, pai. Muito mais que um filho...sempre e eternamente, meu Rafa.

Um comentário:

  1. Como esse rapaz faz falta:'( em lagrimas tento descrever a pessoa que Rafa era.Mas nenhuma palavra o descreve,era necessário viver com ele, conhece-lo, ouvir seus conselhos , ter seus cuidados, sentir seu cheiro (marcante) entre outras coisas para realmente saber quem era Rafael Menezes e saber que era indescritível . Ele era , é e sempre continuara sendo meu Eterno Anjo(L) .
    Uma musica que desde pequena gosto muito e essa semana ouvir e logo lembrei de você : Você nao me ensinou a te esquecer(8)
    e é verdade,acho que voce nao ensinou a ninguem. E doe muito anjo ,essa perda doe muito.E te esquecer.....será impossível.

    ResponderExcluir