Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O VALOR DE UM PAI

Hoje é aniversario do pai de Rafa. E mesmo separados há 11 anos, e com tantas diferenças ao longo do caminho que traçamos e por onde andamos, duas coisas temos em comum e que nos farão andar juntos sempre. Uma foi o amor, que concebeu Rafael e que fez dele quem ele foi, e agora a dor de perde-lo.

Quando se tem um pai modelo, e tive um, a gente sabe avaliar a importância que esses pais fazem em nossas vidas. O pai de Rafa também marcou a vida de Rafa com aspectos muito positivos.  Rafa também tinha muitos trejeitos do pai. Uma mania de coçar as costas, ou melhor de pedir que cocemos suas costas, o jeito de mastigar a comida (eu reclamava muito), quando ficava nervoso tinha uma coçadinha no cabelo com a palma da mão, e não com os dedos, como a maioria das pessoas, e o jeito de sair perguntando as coisas as pessoas.  Marca registrada do pai e do filho. Quando queriam saber uma coisa, saíssem de perto porque eles só descansavam quando tinham a informação que queriam.

É comum na minha família, independente da idade, a gente se reunir e de alguma forma comemorar, quando somos pequenos, bolo e vela é obrigatório.  A família do pai de Rafa também, só ele que as vezes dizia que aniversário é um dia como outro qualquer, ainda bem que isso não valia para Rafa, nunca era um dia qualquer, nunca foi, sempre tentamos fazer dentro de nossas possibilidades coisas especiais.  Mas o mais importante é que ao longo de todos esses 17 anos de Rafa, os seus aniversários e os nossos de seus pais, buscávamos passar juntos. O pai de Rafa passou todos os anos com Rafa, eu não passei todos os meus aniversários com Rafa, por conta do trabalho, lembro que 2009 e 2010  não estava ao lado de Rafa, como não vou estar em todos os que virão, mas os dele, nunca abri mão de estar ao seu lado.

Hoje tem sido um dia muito triste para mim, e imagino que na casa do pai de Rafa também. Sei que por mais que todos se esforcem para dar forças e apoiá-lo, sua falta, filho, é imensa e inevitável não lamentá-la.  Desejei muito cedo que Deus enchesse o coração de seu pai de uma dose especial de você, que para nós você é amor, alegria, sinceridade, generosidade, carinho e festa. Perdemos isso tudo filho...você era nossa festa. 

Pensei em falar com ele hoje, não tive coragem, só achava que ia machuca-lo um pouco mais, então só escrevi e desejo do fundo do coração que ele veja seus irmãos crescerem e veja os filhos de seus irmãos crescerem também, tudo com muita saúde.

E seu pai sabe o quanto você o admirava e o respeitava, e de quantos valores você aprendeu nas lições dele. Nós sabemos de seu amor para conosco e ele nos faz muita falta hoje...Quando eu perdi meu pai, filho, eu achava que não tinha coisa pior para acontecer a uma criança, hoje eu sei que perder um filho, não importa a idade que ele tenha, é  a pior coisa que pode acontecer a seus pais.

Um comentário:

  1. Eu li amiga ainda que tardiamente, só pode fazer bem ter a coragem de abrir o coração desta maneira.Continue compartilhando, escrevendo, dividindo um pouco sua dor com muitos. A família Schueler ama muito você e Rafa.

    ResponderExcluir