Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ESCREVI UMA CARTA

Antes de ontem eu fiz uma coisa que gostaria de ter feito há muitos anos.  Eu escrevi sobre a morte de meu pai e os sentimentos gerados a partir dali. Meu pai faleceu em 07/09/1985, na minha frente, numa viagem que fizemos para pescar.  Desde então, nunca falei ou escrevi sobre isso. Sempre fui muito reservada sobre o episodio. Mas fui exortada a escrever. Fiquei desnorteada ao perceber quantas coisas aquela carta me fez reviver, e desde então fico refletindo sobre algumas coisas que ali vieram a tona.


Primeiro porque acabei me dando conta de que muita coisa projetada por mim para aquele episodio, ou sobre a personalidade de meu pai, estavam alteradas, afinal aos 12 anos eu não via o mundo como via agora.  Segundo, porque acabou me fazendo pensar sobre que ideia Rafael tinha sobre mim, pois aos 17 anos não vemos o mundo como nossos pais viam, e só agora eu me dei conta de que para Rafa nossa relação pode não ser contada com tanto desespero e angustia como eu tenho relatado.

Como eu não posso julgar o que Rafa diria aqui, apenas baseado em nossa historia e relação eu desejaria que ele escrevesse aquilo com o que o meu coração se enterneceria, obviamente, mas não posso escrever por ele, mas escrevi para ele. Então, gostaria de aproveitar a oportunidade e comparar as cartas escritas para Rafa e a que 26 anos depois escrevo para meu pai.

Na carta de meu pai, unica, de uma lauda e meia, eu me surpreendi, apesar do imenso amor que sinto e sei que ele sentia por nós, eu me surpreendi com meu tom de cobrança, de me sentir traída, abandonada, enganada...como se ele tivesse culpa de ter morrido, durante muitos anos eu até nutri que se ele tivesse se cuidado melhor da febre-tifoide teria escapado no infarto fulminante aos 38 anos, mas claro que são as desculpas de uma criança de 12 anos que perde a proteção do pai. 

É como se não entendêssemos porque crianças tem que perder os pais.  Eu olhava para meu irmão, com apenas 01 ano sem o pai, como? Ano passado esse mesmo irmão veio aqui em casa, e na sala, onde tenho o mural de fotos na parede, e tenho uma faixa de 2, 70m só com fotos minhas e de meus pais.  Ele perguntou a minha mãe, quem era o cara? Era o pai dele, ele não tem essa memória, nem podia ter, não viveu com ele e deve ter seguramente mais de 20 anos que não vê meus álbuns, então não poderia lembrar da aparência do meu pai, quando ele nem era nascido.

É a mesma perplexidade, como posso ter perdido meu filho? Ele só tinha 17 anos, era meu filho único,  como uma mãe pode enterrar seu filho? Mas na minha carta eu não punha a culpa nele, mas em mim, como eu não o protegi, como eu não estava do lado dele nesta hora, como eu não...e uma series de como, que as vezes ainda povoam minha mente.  Também foi muito triste, pois a percepção de morte aos 12 anos é completamente diferente da percepção aos 38. E perder pai, embora deixe consequências para a vida inteira, principalmente quando se perde um pai bom, perder filho, meu Deus, ainda não achei outra palavra melhor do que desumana para traduzir a sensação.

Eu já escrevi para meu pai, escrevo para Rafa varias vezes e escrevi para Deus.  Talvez isso ajude a elaborar o que sentimos, mas sinto que preciso escrever para mim. Uma vez em 2009 fiz isso num encontro das Deboras (um ministério nacional de pessoas que se reúnem para orar pelos filhos) e alguns meses depois eles postaram a carta para nós, é interessante, passados dois ou três meses quando eu recebi a minha carta, Deus tinha feito tanta coisa para mudar minha realidade.  Eu queria muito um milagre novamente, porque eu não estou conseguindo nem olhar para mim, eu me olho por dentro e não me vejo mais. Não me reconheço.  Acho que eu queria mesmo receber uma carta de Deus, confidencial e sigilosa, só para mim, onde metade de minhas inquisições a Ele tenham sido respondidas.

Então lembrei que uma vez na igreja tive oportunidade de ver esse vídeo e ele me enche de esperança, porque o nome do vídeo é carta de amor do PAI. E é tao lindo o que Ele escreve para mim, e para você, independente do que passemos, mesmo em meio as dores e no vale de lágrimas e na sombra do vale da morte, Ele me amava antes disso tudo e continua me amando, independente de como eu me sinta, ele continua me amando. 

Eu vou registrar o link, pois vale a pena ver a carta, baseado em trechos da palavra. Se preferir so ler a carta...segue logo abaixo.




A Carta de amor do Pai 

Meu filho…
Você pode não me conhecer, mas Eu sei tudo sobre você.      Salmo 139:1       Eu sei quando você se senta e 
quando se levanta. Salmo 139:2 Eu conheço bem todos os seus caminhos.  Salmo 139:3   E até os cabelos da sua 
cabeça são todos contados.  Mateus 10:29-31   Pois você foi feito a minha imagem.  Gênesis 1:27   Em mim você 
vive, se move e tem existido.  Atos 17:28  Pois você é a minha descendência.  Atos 17:28  Eu te conheci mesmo 
antes que você existisse.  Jeremias 1:4-5   E escolhi você quando planejava a criação.  Efésios 1:11-12   Você não 
foi um erro, pois todos os seus dias estão escritos no meu livro.   Salmo 139:15-16    Eu determinei o momento 
exato do seu nascimento e onde você viveria.   Atos 17:26  Você foi feito de forma admirável e maravilhosa.  
Salmo 139:14  Eu formei você no ventre da sua mãe.  Salmo 139:13   E tirei você do ventre de sua mãe no dia do 
seu nascimento.  Salmo 71:6   Eu tenho sido mal representado por aqueles que não me conhecem.  João 8:41-44
Eu não estou distante e zangado, pois sou a expressão completa do amor.   1 João 4:16    E o meu desejo é 
derramar meu amor sobre você. 1 João 3:1 Simplesmente porque você é meu filho e Eu sou seu Pai. 1 João 3:1   
Eu ofereço a você mais do que o seu pai terrestre jamais poderia oferecer.  Mateus 7:11   Porque sou o Pai 
perfeito.  Mateus 5:48  Cada bom presente que você recebe vem da minha mão.   Tiago 1:17     Pois Eu sou o seu 
provedor e supro todas as suas necessidades.  Mateus 6:31-33  Meu plano para o seu futuro tem sido sempre 
cheio de esperança.  Jeremias 29:11   Porque Eu te amo com um amor eterno.  Jeremias 31:3   Meus pensamentos 
sobre você são incontáves como a areia na praia. Salmo 139:17-18  E Eu me regozijo sobre você com cânticos.  
Sofonias 3:17  Eu nunca vou parar de fazer o bem para você.   Jeremias 32:40    Porque você é meu tesouro mais 
precioso.    Êxodo 19:5    Eu desejo te estabelecer com todo meu coração e toda minha alma.   Jeremias 32:41    
E quero te mostrar coisas grandes e maravilhosas.  Jeremias 33:3  Se você me buscar de todo o coração, você 
me encontrará.  Deuteronômios 4:29  Se deleite em mim e Eu darei a você os desejos do seu coração.   Salmo 37:4  
Pois fui Eu quem colocou esses desejos em você.  Filipenses 2:13   Eu sou capaz de fazer mais por você do que 
podes imaginar.  Efésios 3:20  Pois Eu sou o seu maior encorajador.   2 Tessalonissenses 2:16-17   Eu sou também o 
Pai que conforta você em todas as suas dificuldades.  2 Coríntios 1:3-4   Quando seu coração está quebrantado, 
Eu estou perto de você.  Salmo 34:18  Como um pastor carrega um cordeiro, Eu carrego você perto do meu 
coração.  Isaías 40:11  Um dia Eu enxugarei todas as lágrimas dos seus olhos.  Apocalipse 21:3-4     E afastarei de 
você toda a dor que tenha sofrido nesta terra.      Apocalipse 21:3-4     Eu sou o seu Pai, e Eu amo você assim 
como amo ao meu filho, Jesus.  João 17:23   Pois em Jesus, meu amor por você é revelado.  João 17:26    Ele é a 
representação exata do que sou.  Hebreus 1:3  Ele veio para demonstrar que eu estou contigo, e não contra 
ti.    Romanos 8:31    E também para dizer a você que Eu não estou contando os seus pecados.  2 Coríntios 5:18-19
Jesus morreu para que você e eu pudéssemos ser reconciliados.     2 Coríntios 5:18-19      Sua morte foi a 
expressão suprema de meu amor por você.     1 João 4:10      Eu desisti de tudo que amava para que pudesse 
ganhar o seu amor.  Romanos 8:31-32  Se você receber o presente do meu filho Jesus, você recebe a mim.   
1 João 2:23     E nada poderá separar você do meu amor outra vez.   Romanos 8:38-39    Venha para casa e Eu vou 
fazer a maior festa que o céu já viu.     Lucas 15:7     Eu sempre fui um Pai, e sempre serei Pai.   Efésios 3:14-15   
A minha pergunta é...Você quer ser meu filho?  João 1:12-13  Eu estou esperando por você.  Lucas 15:11-32
                                            
                                               …Com amor, seu Pai
                                                                                                                                Onipotente Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário