Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O QUE TORNAVA RAFAEL TAO ESPECIAL PARA MIM

Ontem eu discorri coisas que Rafael tinha ou fazia e que eu implicava muitíssimo, coisas que o tornavam chato, e isso eu posso falar, porque pari, porque eduquei, porque sustentei e porque convivi, mas difícil admitir que qualquer outra pessoa faça um juizo sobre Rafa que só tenha aspectos negativos, isso eu não suportaria ouvir, não porque eu sou a dona da verdade, nem porque as pessoas não tenham o direito de pensar ou expressar aquilo que sentem e julgam, apenas porque não é verdade, Rafael era muito superior as coisas que o faziam insistente.


Ele foi o chato mais adorado de minha vida, implicava por coisas que valiam a pena, se nao para mim, porque eram bastante significativa para ele, ele adorava ver as pessoas rindo, ele gostava de ser o centro da atenção proporcionando alegria as pessoas. Rafael tinha um dom, ele sorria. Era um menino que acordava com um bico enorme de sono, mas sem mal humor, era sono, era calado, era na dele (como eu), mas bastava passar o tempo dele (uns 10 a 15 minutos) ele já era a festa, o sorriso, a musica alta, a piada, o beijo, a alegria, o despojamento, a simplicidade...ele era apenas ele, um menino da alegria. Meu RAFA da alegria.


Poucas vezes vi Rafael com raiva, e engraçado porque elas era intensas e passageiras, e ele (como eu) ficava na dele amargava a dor e em seguida, tudo já era fumaça, as vezes a depender da intimidade ele ia a forra...ovadas no saco, caldos na piscina, cadernadas nos meninos, pegadinhas no celular, mas no fundo..ele era apenas ele, um menino da paz. Meu RAFA da paz.


Ninguem também podia mexer em gente que significava para Rafa. Ele defendia seus amigos e sua família com os dentes, ele era um Menezes, um Nascimento, um Assis Silva, e se precisasse também era um Prata, um Fernandes, um Bispo,  era família, a que ele ganhou ao nascer e a que ele conquistou com seus encantos, ao longo dos dias e dos anos, assim era Rafa, um menino que honrava e defendia as famílias, um menino de família. Meu RAFA de família.


Meu filho também tinha um coração maior que ele, era daqueles que tirava dele para dar aos outros, já vi quebrar cofrinho para dar a pedintes, ja vi pegar todo o dinheiro que tinha para doar, já vi dar brinquedos a crianças que insistiam em ficar com seus brinquedos, e as vezes era o brinquedo que ele mais gostava, já vi dividir muitas coisas com os amigos e o que mais me impressionava era quando dividia com os inimigos. Lembro das pessoas que panfletam na rua, e que eu não suporto pegar os panfletos acho tudo um desperdício, um afronta ambiental e uma poluição sonora, e ele, apenas me dizia, pegue minha mãe, é o trabalho de uma pessoa que pode ter uma família para sustentar, não contribua para que ela perca o emprego.  Esse era Rafa, apenas um menino, um menino generoso. Meu RAFA generoso.


Ele também tinha duas coisas que andavam inseparavelmente com ele, o amor e o perdão.  Nunca conheci ninguém que tivesse uma capacidade de amar como Rafa, meu Deus como ele juntava pessoas por amor, como ele falava abertamente sobre amor e como ele expressava o amor que sentia, eu sentia tanto orgulho de ser mãe de uma pessoa que amava tanto.  E também achava muito meigo a forma como ele pedia perdão, como ele dizia, foi mal mãe, ou me desculpe, ou sei que você tem razão não vou fazer de novo, ou as cartas que tanto me comoviam, ou ainda quando ele pedia perdão pelos outros, tentava fazer as vezes dos outros, isso sempre me comoveu, porque me punha mais perto de um menino amoroso e perdoador.  Meu RAFA amoroso e perdoador.  



Mas eu não posso deixar de falar do Rafa dos amigos, o Rafa que conseguia juntar as pessoas aos seu lado, que conseguia firmar uma amizade de um encontro e faze-la durar por toda a sua vida. O Rafa que fazia de pequenos instantes em amigos, eternos momentos, me ensinou muito sobre as verdadeiras amizades, e os amigos dele, por ele conquistados, hoje, por amor a ele, cuidam de mim com um cuidado demasiadamente especial, porque Rafa era um menino sinônimo de amizade. Meu RAFA da amizade.


Agora para mim, RAFA era especial pelo simples fato de fazer de minha vida uma festa, com sua sabedoria, generosidade, capacidade de amar e perdoar, de ser leal em amizade, de trazer alegria para minha vida, de ser da paz e de amar nossa familia, como nossa familia é, porque talvez o maior dom de Rafael era o de aceitar as pessoas com uma empatia tao madura para a idade que ele tinha e para a vida que ele levou.


Tenho orgulho da pessoinha que saiu de mim e se transformou neste gigante tao grande de generosidade e capacidade de se doar.  Aprendi a amar incondicionalmente com Rafael e a enxergar as pessoas com mais leveza, julgando menos e rindo mais da vida.  Sinto falta, muito dessa prática diária, porque era ele que me ensinava estes traquejos e sem ele por perto tem sido complicado ver leveza na vida e não olhar mais para os problemas do que para o que de fato vale a pena se concentrar na vida.


Sei que em todos os momentos que tive ao lado de Rafa,  pude dizer e revelá-lo o quanto ele era especial para mim e quantas coisas boas e desejáveis eu apontava como imprescindíveis para as pessoas, e que eu via todas essas coisas nele, que eu me orgulhava do cara do bem que ele era, que admirava as amizades e as pessoas que ele se cercou, que eu me preocupava com a ingenuidade dele em relação as coisas do coração, e que eu preferia que cada lagrima vertida pelos seus olhos fossem transferidas para minha vida. Seria capaz de morrer por ele, e pelas coisas que ele me ensinou  a valorizar.


Hoje, no ultimo dia de agosto, mês em que casei com o pai de Rafa, e que naquela epoca pensávamos que construiríamos uma família para a vida inteira. O casamento acabou, meu filho partiu, dos nossos juramentos só restaram nas fotos e filmagem, mas a convicção de que alem de ter sido gerado com muito amor, mesmo em sua morte, de nossas relações emana ainda muito amor filho, porque você continua, filho, mesmo desse lado de lá, sendo tao especial para mim, e durante o tempo em que esteve aqui, te entreguei sempre aos cuidados do Senhor, profetizei sobre sua vida e desejei do fundo de minha alma que você pudesse estar o tempo inteiro no centro da vontade de Deus e tivesse um coração igual ao Dele.  Você foi, e continuará sendo filho, meu maior presente.



FRUTO DO AMOR
Te sentir foi pra mim mais que sonhar
Te gerar dentro de mim foi milagre, o dom mais lindo da vida
Percebi, que o amor se revelou
Como doce melodia que embalou as nossas vidas
Teu olhar me inspira a viver
Teu carinho me traz paz
És meu filho, minha herança bendita
Teu amor é o que me faz andar, me ensina a orar por você
Todos os dias
Vou te amar, vou ensinar os caminhos de Deus
Vou profetizar, será segundo coração de Deus
Serás bendito ao entrar e ao sair, serás uma benção onde quer que for
Todos os dias serás meu filho, minha inspiração
Teu olhar me inspira a viver
Teu carinho me traz paz
És meu filho, minha herança bendita
Teu amor é o que me faz andar, me ensina a orar...
Todos os dias serás meu filho, minha inspiração
Todos os dias serás meu filho, minha inspiração










Nenhum comentário:

Postar um comentário