Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2011

SAUDADE PODE SER DOCE OU AMARGA.

Dizem que saudade é uma palavra que não existe tradução em nenhuma outra língua.  Saudades só existe para nós. Eu me  perdia em minhas leituras, um hábito que cultivei desde criança, e que Rafa nunca deu importância  embora alguns castigos e incentivos que foram dados, até que no ultimo ano, ele me surpreendeu e leu por iniciativa própria e comprando com seu próprio dinheirinho dois livros. Mas voltando ao hábito de leituras, uma coisa que gostava muito de fazer era de repetir algumas palavras porque eu achava bonito a sonoridade que elas produziam.

Eu gostava de duas em especial, férias e saudades. Não sei se os "esses " no final, se a ideia de pluralidade, não sei se as lembranças que elas me traziam, então para mim, férias e saudades eram muito próximas, eram muito boas, eram especiais.  Quando eu pensava em férias, lembrava logo de dormir tarde sem levar bronca, não ter hora para acordar, mãe em casa todos os dias e muitas atividades divertidas que ela inventava para fazermos...inventa até hoje.

Mas também junto com  a idéia de ferias vinha a expectativa de nos juntar aos nossos primos e tios (meus padrinhos de batismo) que passavam todas as ferias em Aracaju, eles vinham de Juiz de Fora, fomos lá algumas vezes, mas as ferias aqui eram bem melhores e elas infelizmente terminavam e aí era a hora de sentir saudades.  Nós sempre chorávamos na hora que nos despedíamos  choramos ate hoje, os vi no dia seguinte ao sepultamento de Rafa e dois dias depois já nos despedíamos.

Essa foi a primeira versão de saudade que conheci. Ela era doce, era um friozinho na barriga, era vontade de que o tempo passasse e a certeza de que teríamos reprise e viveríamos outras ferias maravilhosas, ainda tenho saudades destes tempos, eram doces, continuam sendo doces lembranças.  Saudades do doce de batata de minha avó Ana, saudades do balanço de madeira do sítio, saudades de picolé da cinelândia, saudades de pedir a benção e dinheiro a meu avô, saudades da banana split sem sorvete que minha mãe inventava, saudades dela fazendo penteados em meus cabelos, saudades de nossas idas a praia, saudades do sítio, saudades de brincar e dizer que Pedro Bó era café com leite, saudades de minha avó Zinha me chamando de Lukinha e mandando eu sentar no colo dela, saudades de meu irmão caçula me chamando de Aú, saudades de Lilika chupando bico e arrastando um monte deles....

Mas conheci outra forma de expressar saudades, aquela sinônimo de impossibilidade. Saudades de mais nunca, de para sempre sem, era assim que eu fui me convencendo do que era a parte amarga da saudade...mais nunca ia vê-lo de novo, e eu aos 12 anos não tinha dimensão do que era mais nunca. A primeira vez que saudade tinha gosto de fel, foi ao deparar-me com saudades instantâneas de meu pai. Lembro, 10 anos depois, ao me formar pela primeira vez que no meu convite de formatura, aos ausentes eu escrevi sobre uma saudade branda, branca, e falava sobre a transformação da amargura da saudade em um peso brando.

A saudade de meu pai ainda é amarga, as vezes fica branda, mas preferia não sentir o sabor desse tipo de saudade. Uma saudade que aperta o peito, que não nos faz descansar nas coisas boas porque é sempre uma coisa que falta e que não terá volta.   

Hoje quando penso em Rafael lembro de saudades.  Dos dois tipos de saudades.

Saudades doces: de nossas lembranças, de nossas historias, nossos filmes, nossas ferias, nossas viagens, nossas praias, idas ao shopping, nossos cinemas, nossos caldos na piscina, as vezes ate me pego rindo, olhando nossas fotos, rindo dos erros de português, das ideias insensatas, das piadas que ele ria antes de terminar, dos beijos, do esforço dele em me colocar no braço, saudades de nossos brigadeiros, de nossas farofas de calabresa, de nossas pizzas na hora do almoço, de nossos filmes, saudades de cada segundo em Cancún...saudades de ficar abraçadinho quando você ficava doente.

Mas a pior saudade que pode ser sentida, é a saudade amarga de te ver partir e saber que não voltará. De saber que não tem volta, de saber que nada do que eu faça, pense, aja, sinta, vai mudar a minha condição de estar longe de você e de saber que você não poderá estar perto de mim. Ah filho, esse sabor é tao mais amargo do que o outro, talvez pela condição de compreensão, com meu pai eu tinha 12 anos, achava que nunca mais era um tempo limitado, finito, mas com você não, já crescida eu tenho dimensão do que seja para sempre e mais nunca nesta vida.

Saudade, é a certeza de ter sentido ou vivido alguma coisa que nos marcou para valer, seja ela doce ou amarga, mas a sonoridade que a palavra provoca em nosso coração é que faz a diferença no sabor que ela passa a ter,  e neste vazio de sua partida,  para sempre significa dizer que não deixarei de sentir saudades e mais nunca significa que ela não cessará em nenhum dia de minha existência aqui.  Que sentença! Viver para sempre sem você, e mais nunca ter você aqui por perto...nesta vida.  Então filho, eu sonho com um sonho contigo, como minha unica esperança de alguma forma diminuir essa saudade amarga e sentir um pouco o gosto doce de nossas lembranças.

Only Hope (Switchfoot cover)
There's a song that's inside of my soul
It's the one that I've tried to write over and over again
I´m wake in the infinite cold
But you sing to me over and over and over again

(Chorus)
So I lay my head back down
And I lift my hands and pray to be only yours
I pray to be only yours
I know now you're my only hope

Sing to me the song of the stars
Of your galaxy dancing and laughing and laughing again
When it feels like my dreams are so far
Sing to me of the plans that you have for me over again

(Chorus)
So I lay my head back down
And I lift my hands and pray to be only yours
I pray to be only yours
I know now you're my only hope

I give you my destiny
I'm giving you all of me
I want your symphony
Singing in all that I am
At the top of my lungs
I'm giving him all I have

(Chorus)
So I lay my head back down
And I lift my hands and pray to be only yours
I pray to be only yours
I pray to be only yours
I know now you're my only hope

Única Esperança
Há uma música dentro da minha alma
É uma que eu tentei escrever de novo e de novo
Estou acordada no frio infinito
Mas você canta para mim mais uma vez e mais uma vez

(Refrão)
Então eu abaixo minha cabeça
E junto minhas mãos e oro para ser somente sua
Eu oro para ser somente sua
Eu sei agora você é minha única esperança

Cante para mim a canção das estrelas
Da sua galáxia dançando e rindo e rindo de novo
Quando sentir que meus sonhos estão tão longe
Cante para mim os planos que você tem para mim mais uma vez

(Refrão)
Então eu abaixo minha cabeça
E junto minhas mãos e oro para ser somente sua
Eu oro para ser somente sua
Eu sei agora você é minha única esperança

Eu te dou meu destino
Estou te dando tudo de mim
Eu quero sua sinfonia
Cantando tudo que eu sou
Com todo o meu fôlego
Estou te dando tudo o que tenho

(Refrão)
Então eu abaixo minha cabeça
E junto minhas mãos e oro para ser somente sua
Eu oro para ser somente sua
E oro para ser somente sua
Eu sei agora você é minha única esperança







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário