Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2011

CODIGO DE HONRA


Nas ultimas horas tenho pensado muito em honra. O que seria honra e a quem ela é devida. Isso aparentemente pode não ter a ver com o que eu gostaria de escrever aqui, pois é um blog que trata sobre minha dores e sobre a forma como eu tenho buscado acalentar a dor que tenho sentido e como tenho feito para ninar a ausência latente que Rafa provoca em todos os momentos de minha vida. 



Confesso que não tenho conseguido acalentar ou ninar aquilo a que me proponho, mas tenho buscado de forma muito insistente transpor para o lápis e o papel, aqui de forma configurada, o que eu tenho enfrentado por dentro.


A cada dia novas formas de enxergar a vida e de se colocar diante dela. Em muitos momentos não consigo fazer como eu gostaria, em outros me surpreendo com a forma como reajo, e assim vou morrendo a cada dia nessa espera, para também viver contigo eternamente e em estar ao seu lado nos braços do Pai.


Mas neste caminhar sem você, não me impede de encontrar pedras e de tropeçar nelas durante o percurso. As vezes passávamos pelas mesmas estradas, e com as mesmas pessoas, mas as máscaras vão caindo, eu começo a enxergar o que talvez todos enxergavam e eu não queria ver. Talvez também não quisesse que você visse, o que sempre esteve na cara, menos na minha, eu tinha uma trave nos olhos.


Mas voltando a honra, o que seria honra, ou honrar alguém? Honra é uma virtude, ou a pessoa tem ou não tem, e depende de regra de conduta, está atrelada a verdade e ao respeito. A Bíblia fala em honrar pai e mãe, significa que precisamos ter como nossa regra de conduta, respeitá-los, agir com a verdade, etc. Rafael me honrou e honrou seu pai durante toda a sua vida. Tínhamos uma relação mútua de respeito e amor, baseado na verdade e nos princípios de moralidade em nossa criação. Erramos, sim, muitas vezes, e para isso usávamos a correção: amor e perdão. Tínhamos relações baseadas em diálogos, exemplos e muito respeito e amor.


Pensar em honra é demonstrar profundo respeito pelo semelhante. É a forma de tratamento que devotamos as pessoas que respeitamos. E embora saibamos que é natural pensar em honra e respeito de filhos para pais, imagino que o reverso é do mesmo calibre e importância. Os pais também honram seus filhos, quando os respeitam. Imagino que devemos honrar a todos que nos cercam, porque são pessoas que merecem nosso respeito, a menos que essa pessoa não se dê o respeito, aí fica complicado faze-lo entender sobre esses valores. 


Tentar honrar ou respeitar pessoas que não respeitam a si mesmo ou aos seus semelhantes, pessoas que têm coragem de enganar, mentir, fraudar, subornar, esconder e se juntar a pessoas que também tem esses valores - considerados abomináveis por pessoas que internalizam a honra - e andam por escolha própria com pessoas assim, que também pensam e agem como eles, bem, como discutir honra e respeito com essas pessoas, é um esforço em vão, pois eles são os donos das verdades e respeitam apenas ao dinheiro e poder que procuram. Gostam de aplausos, holofotes e reconhecimento a qualquer custo.


Honrar é não fraudar, mentir ou subornar. O substantivo honra expressa o resultado da maneira como vivemos e como submetemos as pessoas que vivem conosco a viver ao nosso lado e a compartilhar a nossa vida.


Da pessoa honrada se diz acreditada, íntegra e confiável, tida no mais alto conceito em tudo que é considerado certo, especialmente nos negócios. Rafael tem 81 dias de falecido. Durante sua morte descobri que Rafa usou o capacete de um menino da escola e não sei onde ele deixou, o menino me avisou, busquei todos os meios perguntei a colegas mais próximos, mas não houve acusações, ou reclamações. Este foi o único episodio que me fez procurar o objeto para honrar o amigo que emprestou, porque Rafa nao estava mais aqui para faze-lo.


Em 2007 Rafa também usou uma maquina de fotos nossa emprestada e na volta da escola a maquina foi roubada na portaria do prédio, onde morávamos, e ele a deixou lá por dois dias e quando voltou para pega-la ela tinha sido subtraída da sacola. No mesmo prédio, outro morador também teve a maquina roubada nas mesmas condições e nós tivemos três bicicletas roubadas, sendo duas delas devolvidas pelo prédio ou pela intervenção do prédio junto a moradores. A terceira bike, não exigimos reparação pois já havíamos nos mudado.


Compramos uma maquina em 2007 e outra em 2010. A historia da perda da maquina imputada a Rafael pela irresponsabilidade de deixa-la na portaria, não fazia dele uma pessoa desonrada, muito menos mentirosa. 

Agora em 2011 foi dado a Rafa um GPS para que ele vendesse, pois eu havia comprado com Rafa outro em Cancún, mas com sua morte não sei a quem ele deu o GPS, se foi feito o acerto de pagamento nem a quem recorrer para receber o GPS, embora eu tenha procurado me empenhar para tanto, porque sabia que o então proprietário do GPS, que tanto fala de honra, e não sabe o que ela significa, em algum momento acusaria como acusou sobre o episodio da maquina. Não achei a quem foi dada a maquina, e o sentimento que passa por minha cabeça quando eu ouvia aquelas acusações é que pior que perder filho é perder dinheiro. Muito duro isso tudo. Engraçado é que a honra não se mistura a dinheiro e poder, eu não honro aos endinheirados ou aos que tem poder, mas a qualquer um que mereça respeito, e simplesmente é meu semelhante, e tentei ensinar isso a Rafael, que pelo histórico de vida e amizade e legado, demonstrou ter aprendido muito bem. 


Apesar de tudo que anteriormente foi dito, sobre o episodio da maquina, as pessoas que reclamam e divulgam o episodio denigrindo a nossa imagem, também é o que de forma enganosa, o presenteia com outra maquina para uso. Ledo engano, quem não tem honra, não honra. E honrar não é presentear, não é comprar, não subornar. Respeitar talvez não se encontre em alguns dicionários particulares.


Sabe o que mais dói hoje, descobri, não, enxerguei, que nunca honrou, pois a honra independe da presença da pessoa, e hoje percebi que os códigos de honra internacional obriga aos seus guerreiros a honrarem, independente de estarem presentes.


Hoje pela manha a honra de meu filho foi maculada, e o meu coração sangrou junto, mas não sangrou tanto quanto sangra por sua ausência, porque eu sei quem ele foi, o que fez, em quem se transformou e o quanto honrou, inclusive aos que desmerecidamente conviveram com ele.


No artigo 7 do código de honra francês, o legislador diz:


No combate, tu agis sem paixão e sem ódio, tu respeitas os inimigos vencidos, nunca abandonas nem os teus mortos, nem os teus feridos, nem as tuas armas.

Estou aprovando um novo artigo no meu decreto de vida, recém publicado, quem não serve para honrar, nem a memoria de Rafael, não serve para viver as nossas memorias e lembranças, tampouco, estar próximo para continuar destruindo um futuro honrado.

Deixe as fardas e as insignias que erradamente lhe concedemos, abandone o posto, bata em retirada, porque no nosso exercito, não cabem frouxos, mentirosos, arrogantes e traíras. Neste exercito, seu engodo foi descoberto e não é aceito, pois Há pessoas que observam as regras de honra como se vêem as estrelas: de longe.

Quanto a nós, continuaremos vestindo a nossa farda antiga, antes da espúria de viver contigo, pois quando a honra de um homem é inatacável, fica-lhe decente qualquer roupa que vista.

Por você filho, e por mim... ladrão, é tudo aquilo que nos roubou um do outro em todos os sentidos, e honra é o que essas pessoas não tem ao nao respeitarem sua memoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário