Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CORAGEM E OTIMISMO

Sempre admirei essa característica nas pessoas. Acho que as corajosas conseguem desvendar mais rápido e de forma mais efetiva os propósitos de sua vida.  Sempre me foi creditada a característica de uma mulher forte, mas coragem mesmo, acho que nunca tive. Sempre tremi nas bases e sempre me mostrei muito fraca para aqueles que estavam mais próximos.  Acho que também fui assim para Rafa.  Outro dia me disseram você se mostrou demais e aí as pessoas tripudiam.  No mundo que eu fui criada e criei Rafael, mostrar-se era imperativo.

Também acho incomparavelmente mais fácil levar a vida com otimismo, acho que essas pessoas saem na frente, e talvez só julgo que o otimista convicto possa ser um pouco sonhador, por nao analisar de forma mais prudente os contras da situação. Também não fui um modelo a ser seguido da otimismo, embora tenha dado muita força as pessoas e tê-las feito acreditar que conseguiriam, porque eu sempre acreditei nas pessoas, mas quando o assunto era comigo, acho que sempre precisei de alguem mais otimista que eu para me incentivar.


Eu não podia ter um parceiro melhor que Rafa. Ele tinha uma garra, uma coragem de enfrentar a vida sem passar por cima das pessoas e tinha um otimismo, tao dele, tao forte, tao impressionante, que eu não sei se el algum momento de sua vida, ele pensou que tal coisa não desse certo.


Conversamos sobre isso ontem a noite. Eu e seus amigos.  Sobre a coragem e o otimismo de Rafael.  Hoje talvez eu quisesse que tivesse sido numa dose menor, quem sabe ele não estivesse do meu lado agora, mas sabemos que não... então o que posso concluir é sobre o que ele fez com essas características, e entendo que ele só não fez mal a ninguém, ele usou a sua coragem e otimismo para contagiar pessoas, fazer amigos, ajudar aos outros e pagou um preço por isso.


Rafael era sinônimo de coragem e otimismo. Meu Deus como ele era cheio destas virtudes! E como essa falta me paralisa...as vezes vejo tantas coisas em Rafa que são minhas e tem vezes que fico surpresa no que ele conseguiu transformar, agregar, etc. Eu queria ver  vida hoje com os olhos de Rafael, ele sempre achava uma saída para tudo, mesmo as que eram impossíveis à vista da maioria dos mortais, ele tinha um dom  especial de achar uma saída, ou de achar que o caminho não havia acabado.


Penso na infância, e na fragilidade de Rafael diante das crises alérgicas quantas idas e vindas de hospital. Penso também na constituição fisica de Rafa...como uma pessoa que aparentava tanta fraqueza, em muitos momentos com peso abaixo do normal, podia ser tão forte e demonstrar tanta força e coragem, me sentia assim diante dele. Em uma dado momento, eu o defendia das agulhas e dos medos de hospital e dos soros e das veias que não eram pegas e das febres altas controladas com banhos gelados na madrugada, defendia-o dos medos normais de crianças...e no instante seguinte, ele me defendia da vida, com seu olhar confiante e seu sorriso otimista.


Filho, lembrando de você a todo instante é uma forma também de me embriagar com sua coragem e otimismo, pena que meu estoque ainda esta muito baixo, porque não o tenho para me defender da vida e de minhas erradas escolhas.


...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário