Total de visualizações de página

domingo, 10 de julho de 2011

PROMESSAS

Eu vivi a minha vida inteira prometendo coisas, a mim mesma, a Deus, mas poucas vezes prometia coisas a Rafael. Como era difícil lidar com promessas a Rafael, porque depois que prometíamos era uma sentença, não voltávamos atras, ele não permitia.  Mas as promessas feitas a Rafael, não eram promessas grandiosas que exigiam um valor pecuniário, ou um grande esforço porque estava quase sempre relacionada as atividades que deveríamos realizar para ele, ou com ele. Mas nem sempre eu conseguia.


Ao longo de minha vida, lembro de algumas promessas que cumpri ao seu lado. E de muitas que nao.  Lembro uma vez que Rafael me perguntou porque eu nao conseguia chegar cedo para pega-lo na escola, e eu sempre enrolada com o trabalho. Rafael saía as 12 da escola e eu só as 13 do trabalho e ele tinha que voltar as 14 horas. Era uma correria, tinhamos menos de 45 minutos para comer todos os dias, geralmente comíamos perto de casa, isso perdurou durante pelo menos 04 anos, até ele ter condição de vir sozinho para casa, que distava cerca de 03 quadras da escola, e me aguardar para almoçar em casa.  Lembro que eu prometia, mas nao conseguia arrumar o horario, nao conseguia sair mais cedo e compensar a tarde porque sempre tinha muitas atividades a tarde, aulas, consultorio, proprio trabalho, ufa!!! Entao eu prometia mais tempo sem correria no fim de semana...essa era uma promessa vitalicia com cumprimento efetivo.

Tambem tinhamos outras promessas, uma eu me orgulho. Sempre dizia a Rafael que eu tinha que saber primeiro do que os outros o que quer que voce tenha feito, primeiro porque sou responsavel por voce, segundo porque quero o teu bem, terceiro porque juntos vamos encontrar a melhor saida.  Nao que Rafael aprontasse ou que contasse absolutamente tudo que acontecia em sua volta, mas sempre me posicionou sobre as coisas importantes,e  aquilo que eu so descobri com a partida dele e que me deixariam com raiva se eu pudesse repreende-lo ou conversar com ele, hoje, perto de tudo que ele tem sido e foi, nao representa muita coisa.

Mas a principal promessa que tinhamos é da familia estar em primeiro lugar. Tudo que tinhamos era familia, acontecesse o que acontecesse, onde estivessemos e o que fizessemos, nossa familia era prioridade.  Fui priorizada por Rafael. Ele se submeteu a todas as minhas escolhas, porque para ele familia estava em primeiro lugar, e se importava com a felicidade de todos.  Rafael era muito bom ouvinte, e nao se lamentava de nada, da vida, das coisas.  Ele se preocupava com meu bem-estar sempre.

Lembro quando Rafa ficava doente com mais frequencia e geralmente insistia para ir a urgencia e ele ia postergando ate a madrugada eu ia com ele e sempre dizia, Rafa, nao precisa chegar a esse ponto de virmos na madrugada, a gente pode vir quando tudo começca porque pelo dia tudo é mais facil, ate atendimento, mas ele achava que na madrugada ficava pior e lá iamos de novo.  Ele sempre prometia, mas as ultimas vezes que fui para urgencia com Rafa, foi madrugada.

Deixou de cumprir a principal promessa para mim. Teve problemas e nao me avisou. Foi sozinho naquela madrugada buscar ajuda. Nao me contou, nem as oito horas e quarenta quando falei por telefone no dia 22, a ultima vez que ouvi sua voz em tempo real, que precisava de ajuda,preferiu nao incomodar, ou sei lá o que posso usar para preencher essa lacuna em minha mente e no meu coração.

E eu nao posso cumprir a primeira promessa que fiz a ele, ainda quando estava no meu ventre, vou te amar ate o ultimo dia de minha vida e vamos ser muito felizes. Reiterei essa promessa quando o tive nos braços e falava a ele todos os dias...Deus te abençõe e nos faça feliz. Agora só posso cumprir uma parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário