Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

NOSSA HISTORIA NA PAREDE

Literalmente fui pressionada por nossa parede. Há pouco mais de 03 anos um vendaval daqueles que a gente só vê na televisão foi personificado em nossa casa e todos os momentos de família resgistrados em fotos que ficavam pela casa se perderam junto ao vento.  Durante todo o período fomos privados de anunciar em porta-retratos ou murais um pouco do que vivíamos.

Naquele tempo poucas imagens sobreviveram e todas elas estavam dispostas nos murais do teu quarto.  Eu o presenteei no seu niver de 2007. Dois murais fixados em L no canto da parede. Escolhi todos os imas e revelei umas 50 fotos suas em momento distintos.  A sua janela permanecia fechada todo o tempo, e tínhamos uma brisa tao gostosa, não entendia porque você não a desfrutava ate que você demonstrou para mim o que aquele vento fazia nas fotos, derrubava-as todas e saiam voando pelo quarto, e obviamente você se cansou de cata-las para devolve-las ao mural.

Com o passar dos tempos e as festas de 15 anos chegando, novas fotos, daquelas reveladas durante a festa, começaram a aparecer no mural, agora era você quem estava construindo seu próprio enredo. Chegaram os irmãos e um lugar de destaque no mural também foi destinado a nova família que se formava, de ambos os lados, mas ainda com direito a uma foto discreta da antiga família.

No final de 2009 voltei a colocar algumas fotos em casa, mas enquanto eu voltava a cultivar meu habito, você paulatinamente ia retirando fotos do seu mural.  Em 2010, Cancún nos trouxe alem de um cenário maravilhoso, momentos expressivos registrados em muitas fotos e alguns vídeos. Em março daquele ano, te presenteio com um quadro, você na tirolesa em uma ilha mexicana. É hoje minha visão do paraíso. Você, do alto, rindo, um cenário paradisíaco, azul com todos os tons, sol, muita água e você me olhando...na minha leitura, olhando por mim.  Entro no seu quarto todos os dias para te ver e trocar duas palavras.

Mas naquele ano, ao nos mudarmos realizei um grande sonho, dispor nossos momentos especiais numa parede, em portas retratos quadros, que deveriam sobreviver a qualquer vento inesperado. Mais de 100 fotos, nossas. Nossa família, nossos momentos especiais, nossas viagens e nossos amigos.

Fizemos juntos, eu e você. Muitas vezes tivemos que contratar uma furadeira especial, mas a cada dia, dos quatro que levamos fazendo nossa parede, você ia dormir e me deixava lá escolhendo ou arrumando alguma foto, um momento especial que pudesse contar um pouco sobre nós.  No outro dia pela manha, antes de você entrar no banheiro, você olhava e dava opinião, mas quando viu os meninos na parede, ficou feliz, e pediu que eu pusesse mais duas, onde você estava com cada um em fotos distintas e um dos três juntos. Fez algumas objeções a fotos de escola, mas enfim, aprontamos nosso álbum parede.

Em junho daquele ano compramos um bau em uma loja de moveis usados e coloquei todos os nossos álbuns nele, perto de nossa parede, é como se o nosso tesouro estivesse ali, perto de nossa relíquia na parede.  Nos últimos dias que entrei em seu quarto, seu mural vazio desde 2010, voltou  a ser habitado. Nele, 04 fotos: seus amores. Fiquei feliz em ver que você ia voltar a colocar fotos, chegou a comentar com sua tia que ia voltar a montar o mural.

Não deu tempo, mas nele, na ultima semana, apenas três fotos. Numa delas, nos em Juiz de Fora, fiquei surpresa e só elogiei. Mas você não sabe o quanto significou para mim, pois eu estava ali, do seu lado.  Nossa parede álbum também ficou meio vazia. Retirei dela todas as fotos em que você não estava e também coloquei as coisas que me entregaram quando você partiu.  Sua frase do orkut, a cronica que leram para você, a letra da musica e nossa foto de Sampa, a homenagem da quadrilha junina da escola e uma carta que você me escreveu e escreveu para o seu pai dizendo que tinha saudades, que nos amava e que era para irmos te pegar, você tinha apenas 06 anos.

Passo pela parede e aliso todos os rostos. Beijo muitas vezes, alguns dias abro bem os braços para tentar abraçar-lhe em todos os momentos ali registrados e te dou boa noite ou bom dia.  Mas não consegui afixar fotos no lugar dos porta-retratos que recolhi. É como se eu quisesse lembrar todo tempo que a parede não pode estar completa, sempre vai haver o sentimento de falta ou de perda.  Como se eu esquecesse em algum momento disso.  Eu só queria dizer que eu tenho o desejo de em todas as paredes registrar sua presença, porque para mim, parede é sinônimo de segurança e proteção, e é assim que sempre te vi, uma pessoa que passa a sensação de que protege e da segurança aquele que anda contigo.

Minha parede tem um buraco filho, na verdade tem dois, pois Rafa também está lá, é a falta de vocês. Ela representa o que está no meu coração -m apesar de momento lindos e inesquecíveis, de  se seu sorriso, de nossas festas e de muita alegria, estas coisas são combustível para a minha caminhada mas os porta-retratos vazios me apontam a todo instante para pensar que aquelas fotos você esta tirando em outro lugar...num lugar que não precisamos lembrar de nada porque não existe esquecimento de nenhum momento.

Ouvi uma musica (Ela tem a beleza que nunca sonhei, de Pedro Luiz e a Parede) essa semana que tem muito tempo que não ouço, lembrei dela agora porque ela fala sobre as historias e memorias que a amada conta para seu escolhido. O autor se refere a um álbum de canções.  Talvez eu pudesse ter uma musica para cada uma de nossas fotos, cada época, cada gesto seu, cada gíria que você estava falando na época, talvez eu ate lembrasse onde eu havia comprado cada roupa que você estava usando, quando tinha cortado o cabelo pela ultima vez, etc. Mas gosto de me perder olhando cada uma daquelas fotos e imaginar você me contando as nossas historias, me relembrando o que havíamos vivido, ouvindo sua voz narrando tudo para mim. Quiçá um dia eu consiga ouvir a historia desse período todo que não estou do teu lado, porque a minha historia sem você, não vai ter nem graça nem importância te contar, porque ela não vai importar mais, vou estar em seus braços novamente e te ter no colo muito mais.


Ela tem a beleza que nunca sonhei
Presenteou-me com cheiro
Deu-me de todo tempero
Toda cor me ofereceu
Cobriu com fino tecido
Meu corpo tão carecido
Desse carinho só seu
Contou-me lindas histórias
Cantou as belas memórias
De seu álbum de canções
Entoou todas pra mim
Fez a noite não ter fim
Gravou no meu coração
O nosso encontro é bonito
Trouxe sossego divino
Teu aconchego eu, menino, aceitei
E esse amor de varanda
Rede luar e ciranda
Tem a beleza que nunca sonhei
(ela tem a beleza que nunca sonhei) 2x


Nenhum comentário:

Postar um comentário