Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PIPOCA E FITAS QUE NARRAM NOSSA HISTORIA

Foi um domingo diferente. Pela primeira vez a pipoca em cena na minha vida. Se lembrei de você? Todo o tempo mas não era nem o sabor nem do jeito que sempre fizemos, então consegui segurar a onda desde a compra no supermercado. O local, nunca fomos juntos, então, suportei novamente.  Mas porque falar disso, o que isso tem com o que vivo hoje? Talvez as três historias, os três filmes vistos, conte muito mais de nós.

Cavalo de Guerra...um amor entre o cavalo e seu dono, um jovem menino que é desapropriado de seu amigo, confiscado para a guerra, e que em seguida vai para a guerra também e uma promessa de se reencontrarem.  O que tem a ver conosco? O menino volta para casa, no pós guerra, segurando seu cavalo, chamado de cavalo milagroso por ter sobrevivido. A cena, no campo, depois de três anos, a mãe o recebendo. Meu Deus, você não voltará, eu não viverei o que aquela mãe estava vivendo.

Planeta dos Macacos, a origem ... relata sobre a tentativa de um pesquisador de encontrar a cura para o mal de alzheimer, e seus estudos experimentais em macacos, ate que ele, leva um filhote para sua casa e acompanha a sua evolução, apos todos os experimentos terem dado errado e os macacos, cobaias do estudo, terem sido sacrificados. O que tem a ver com a gente. Separação. No final do filme, o macaco filhote, já crescido lidera uma horda e os primatas, mais inteligentes que humanos, retornam para a floresta. O macaco líder, Cesar, aprendeu linguagem dos sinais e ate falava ao fim do filme.  No final o pai, o pesquisador, se despede dele, e diz apenas...vai.  Não nos despedimos filhos...e hoje dizer vai tem sido penoso, tanto para mim quanto para você, se pudesse falar audivelmente para mim. Mas estamos separados, dois mundos, como no filme, você voltou para a origem...e eu, eu queria te acompanhar.

In time...neste filme, as pessoas nascem condenadas a morrer aos 25 anos. Na verdade aos 25 anos você não envelhece mais e seu relógio, uma especie de contador de tempo é ligado, e você trabalha por cada segundo de vida que queira viver. na verdade, o tempo compra tudo, você paga passagem de ônibus com 01 hora de vida, pedágios com meses, cafezinho com minutos e por aí vai. E a cotação do tempo é variável, pois os ricos, quase eternizados controlam a vida, o tempo, dos pobres, e um proletário justiceiro tenta mudar essa ordem. 


O que esse filme tinha a ver conosco? A mãe do protagonista morre em seus braços, de alguma forma filho sem mãe e mãe sem filho me lembra nossa historia. Mas a cena da tentativa deles de ficarem juntos, ele com um seculo de tempo e ela com segundos correndo sozinhos, um de encontro ao outro, e tudo ter acabado ali. Uma coisa que poderia ser eterna, no filme poderia, ali terminou e pronto. Como a gente, aqui terminou...ainda não consigo bater as mãos e dizer pronto, findo.


Voltei para casa aos prantos. Mesmo tendo sido divertido, tudo evoca a nossa historia e me traz tao forte e tao intenso para minha vida.  Tentei ficar normal, mas a pipoca me fez um mal o dia inteiro.  Acho que pipoca e filme sem voce não combinam mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário